Programa Iniciativa Jovem em Sintra sujeito a deliberação

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, submeter à deliberação da Assembleia Municipal o projeto de Regulamento do Programa Iniciativa Jovem em Sintra.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, a criação deste programa pretende “reconhecer o valor da participação dos jovens no desenvolvimento do concelho, potenciando ao máximo a sua capacitação, competência e a sua capacidade empreendedora”.

Esta decisão de sujeitar o projeto de regulamento a deliberação junto da Assembleia Municipal surge da necessidade de atualização do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil e Desportivo de Sintra que, ao longo do tempo, tornou algumas das suas disposições obsoletas no que concerne ao apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupos Informais de Jovens sediados no Município. No atual regulamento verificou-se igualmente a necessidade de atualizações, como resultado das políticas públicas municipais de juventude e da mutabilidade do regime jurídico subjacente.

O Programa  Iniciativa Jovem em Sintra aposta na concretização de uma política municipal inclusiva para os jovens, promovendo uma aproximação às associações juvenis, às associações de estudantes e aos grupos informais de jovens existentes, valorizando as suas experiências e a sua ação.

Este programa insere-se na estratégia da Câmara Municipal de Sintra,  que procura identificar e apoiar ideias e projetos de jovens e dirigidos a jovens, conhecendo as suas necessidades e interesses, assegurando a realização da política e objetivos municipais na área da juventude, designadamente no reforço ao associativismo e à autopromoção de grupos informais de jovens.

O Iniciativa Jovem em Sintra tem ainda como objetivo criar mecanismos de apoio financeiro aos projetos apresentados pelos jovens e suas organizações, estimulando o envolvimento dos mesmos em processos de participação e tomada de decisões, reforçando e valorizando a ação das diversas associações de jovens e grupos informais, nas suas diferentes formas de expressão.

Este programa da autarquia pretende ainda ser motor e dar visibilidade às ações propostas pelos jovens reconhecendo o valor da sua participação no desenvolvimento do concelho e fortalecer o diálogo entre a autarquia e os jovens, aumentando o seu envolvimento na sua comunidade, desenvolvendo talentos e competências essenciais à vida, num ambiente que é em todas as suas vertentes complexo mas desafiador.