Centros Lúdicos de Sintra com atividades gratuitas em julho

A Câmara Municipal de Sintra promove, ao longo do mês de julho, diversas atividades gratuitas nos centros lúdicos do concelho.

Hora do conto, oficinas, exposições e ainda a celebração do 27º Aniversário do Centro Lúdico de Rio de Mouro são algumas das iniciativas que serão dinamizadas nos três centros lúdicos municipais, dirigidas a famílias, crianças, público em geral e comunidade educativa.

A Rede de Equipamentos Lúdicos (REL) de Sintra tem por objetivo desenvolver diversas formas de animação por forma a garantir uma resposta mais eficaz às necessidades da comunidade local.

A participação das atividades carece de inscrição prévia através dos contactos do equipamento lúdico correspondente:

Saiba mais sobre estes equipamentos municipais AQUI.

Centro Lúdico de Lopas

4 a 29 de julho
Exposição | “Inspiração de grupo”
Mostra de um trabalho coletivo realizado ao longo deste ano, onde os participantes exploraram a sua criatividade e imaginação. Este trabalho transformou-se num quadro individual, tendo como resultado esta exposição.
Aberto à Comunidade

7 de julho| 15h00
Seringball | “Operação água”
Este mês vamos realizar um torneio de Seringball. Traz uma t-shirt que possas sujar. A animação é garantida.
Entre os 10 e os 15 anos, com inscrição prévia

Centro na Rua | “Centro do avesso”
Neste dia toda a oferta que encontras diariamente no interior do centro lúdico estará disponível na rua. Vêm e diverte-te.

18 a 29 de julho
Pintura coletiva | Cri’Aqui
Vem deixar a tua marca através de uma pintura coletiva.
A partir dos 10 anos

Comunidade educativa
Atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia

Jogos num minuto
Um conjunto de jogos que vão por à prova, em apenas um minuto, a tua rapidez e agilidade mental.
A partir dos 7 anos

Jogos de exterior
Circuito de jogos de exterior na vertente lúdica e desportiva, que permitem trabalhar a destreza e rapidez de cada um dos participantes.

“Conto contigo” | Hora do conto
Nesta atividade as histórias chegam às crianças e todos são chamados a escutar e participar. O animador socorrer-se de objetos para transmitir saberes relacionados com as várias temáticas abordadas nas histórias.
Para J.I. e 1º Ciclo

Centro Lúdico de Rio de Mouro

4 a 26 julho
“A festa está a chegar” | Oficinas de expressão plástica
Ao longo do mês vem participar e meter mãos à obra na preparação do nosso aniversário.
Maiores de 6 anos

27 julho
27º Aniversário do Centro Lúdico de Rio de Mouro
Chegou o dia da grande festa do ano, juntos iremos apagar 27 velas.

Comunidade Educativa
Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia

Jogos num minuto | Atividade exterior
Conjunto de jogos rápidos que permitem trabalhar a destreza e rapidez de cada um dos participantes.
A partir do 2º ciclo do ensino básico

Jogos cooperativos | Atividade exterior
Os jogos cooperativos assumem um papel relevante para a construção de relações sociais e desenvolvimento de competências tanto na infância como na adolescência. Como tal, o centro lúdico convida a participar num circuito de jogos cooperativos ao ar livre, garantindo a segurança necessária e muita diversão.
Para J.I., 1º ciclo e 2º ciclo

Centro Lúdico de Massamá

8 julho| 11h00
“Sara tem um grande coração” | Hora do conto
"A Sara sabia que teria de carregar o seu coração para sempre. Só queria que não fosse tão grande." Uma história mágica sobre uma menina que procura a amizade e o amor.” Vem assistir a esta história, e deixa o teu coração fazer esta viagem com a Sara.
Famílias com crianças entre os 4 e os 8 anos, com inscrição prévia

11 a 14 julho| 15h00
“Triatlo” | Torneio
Gostas de desafios? Então junta-te a um amigo e venham jogar no Torneio “triatlo” mais aguardado. Juntámos as 3 modalidades, matraquilhos, snooker e ténis de mesa e vão ser 4 dias de emoção.
Maiores de 12 anos com inscrição prévia

22 julho| 15h00
“Torneio de Fifa 21” | GAMING
Vamos transformar um videojogo num torneio? É isso mesmo, uma oportunidade para te vestires a rigor e encarnares os teus jogadores preferidos no E-Sports de FIFA21. Inscreve-te com a tua equipa.
Maiores de 12 anos com inscrição prévia

29 julho| 19h00
“Festa de verão”
Queres organizar uma festa? Junta-te a um grupo de amigos e apresentem a vossa ideia, criem um tema, pensem na decoração, na música, entre outras coisas. Depois é só desfrutar.
Maiores de 14 anos

15 a 17 julho
“Festival aqui ao lado” | Evento cultural e educacional
A 4ª edição do “Festival Aqui ao Lado” 2022, regressa ao Jardim da Quinta das Flores em Massamá. Uma coorganização da Câmara Municipal de Sintra e da Associação Narrativa Aleatória que junta um conjunto de artistas jovens de Sintra para dar a conhecer as suas obras e impulsionar projetos que estejam em fase embrionária. Durante os 3 dias de festival serão abordadas diversas áreas artísticas, como música, teatro, curtas, exposições, diversos ateliês, artesanato e street food.
Aberto à comunidade

Comunidade educativa

Oficina de expressão plástica
Reutilização de diversos materiais e exploração de diversas técnicas na área da expressão plástica.
Para J.I. e 1º ciclo

Histórias | Hora do conto
O ato de contar histórias é um momento único para quem conta e para quem ouve e muito importante na formação da criança, sendo um estímulo ao hábito da leitura e da escrita despertando a imaginação.
Para J.I. e 1º ciclo