Centros Lúdicos de Sintra celebram o verão com atividades gratuitas para todos

Durante o mês de julho, a Câmara Municipal de Sintra oferece uma programação gratuita nos Centros Lúdicos, com atividades dedicadas a crianças, jovens, famílias e à comunidade educativa.

No Centro Lúdico das Lopas, os mais novos poderão participar em oficinas de expressão artística, jogos, práticas desportivas e outras atividades lúdicas. Destaque para a Semana do Cinema, que promete momentos de muita animação.

O Centro Lúdico de Rio de Mouro celebra 30 anos com um programa festivo e diversificado. Concertos, workshops de dança, arte urbana, jogos tradicionais, pintura facial e aulas abertas são apenas algumas das propostas para assinalar esta data especial.

Por sua vez, o Centro Lúdico de Massamá convida a visitar a exposição de fotografia “TEMPVS FVGIT – Relógios de Sol do Concelho de Sintra”, da autoria da fotógrafa sintrense Emília Pires. A mostra é composta por cerca de 60 fotografias dedicadas à temática dos relógios de sol e pretende constituir um primeiro inventário dos exemplares existentes no concelho, aprofundando o seu estudo sob as vertentes científica, histórica e artística.

O programa de atividades dos centros lúdicos é complementado com a realização de oficinas criativas, oficinas de artes plásticas, exposições, entre outras atividades.

A Rede de Equipamentos Lúdicos de Sintra integra o Centro Lúdico das Lopas, o Centro Lúdico de Massamá e o Centro Lúdico de Rio de Mouro, e tem como missão responder de forma eficaz e equitativa às necessidades sentidas pela comunidade neste domínio.

A participação em atividades dirigidas à comunidade educativa requer inscrição prévia no equipamento municipal correspondente.

Saiba mais sobre estes equipamentos municipais AQUI.

 

PROGRAMA

CENTRO LÚDICO DAS LOPAS

09 a 11.JUL, 16h00 | Semana em forma – Atividade desportiva

Nestes dias as crianças e jovens vão ter a oportunidade de experimentar e jogar diferentes desportos. O ténis de mesa é conhecido como sendo o desporto com o tipo de bola mais rápida do mundo, e o desporto de raquete que mais produz efeito na bola.

Destinatários: A partir dos 10 anos, gratuito.

 

16 a 18.JUL, 16h00 | Semana da criatividade – Oficina de expressão artística

Nestas oficinas, os participantes vão construir caça sonhos de forma criativa, contribuindo para uma resposta sustentável e ecológica.

Destinatários: Maiores de 8 anos, gratuito.

 

23 a 25.JUL, 16h00 | Semana do Jogo – Jogos e atividades lúdicas

No dia 23 de julho vamos jogar jogos cooperativos de forma a promover a cooperação e confiança nas crianças.

No dia 24 de julho incentivamos as crianças e jovens a falar sobre os Direitos da Criança. Vamos descobrir o que sabemos sobre os direitos e deveres das crianças de uma forma lúdica e divertida.

No dia 25 de julho jogamos ao jogo do LUDO e ao UNO.

Destinatários: Maiores de 8 anos, gratuito.

 

30 e 31.JUL, 16h00 | Semana do cinema

Filmes infantis podem promover o desenvolvimento de diversas habilidades em crianças, como habilidades sociais, desenvolvimento emocional, aprendizado e estímulo da criatividade. Além disso, podem ajudar a lidar com emoções, aliviar o estresse e aprender sobre diferentes culturas e valores. 

Destinatários: Todas as idades, gratuito.

 

Comunidade Educativa
Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia.

  •   Hora do Conto | Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração.

Destinatários: J.I. e 1° ciclo, gratuito, mediante marcação pelo telefone 219 236 871.

  •   Oficina de expressão plástica | Oficina de Expressão Criativa, que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica.

Destinatários: J.I. e 1° ciclo, gratuito, mediante marcação pelo telefone 219 236 871.

  •   Brincar a confiar – Atividade desportiva | Nestes dias as crianças vão ter a oportunidade de experimentar jogos cooperativos e de confiança e desenvolver a confiança entre os pares.

Destinatários:  1° ciclo, gratuito, mediante marcação pelo telefone 219 236 871.

 

CENTRO LÚDICO DE RIO DE MOURO

JUL, todo do dia | “30 anos de Centro Lúdico”

No âmbito das comemorações do 30.° Aniversário, a equipa do Centro Lúdico de Rio de Mouro vai promover e dinamizar ao longo do mês de julho diversas oficinas criativas na área das expressões plástica, a fim de preparar com os utilizadores a grande festa do Ano.

Destinatários: Maiores de 6 anos, gratuito.

 

JUL, todo do dia | “30 anos de Centro Lúdico”

No âmbito das comemorações do 30.° Aniversário a equipa do Centro Lúdico de Rio de Mouro vai promover ao longo do mês de julho oficinas criativas na área das expressões artísticas, onde cada participante poderá explorar e desenvolver os seus talentos seja a cantar, dançar, representar, ou qualquer outra forma criativa. Os utilizadores terão a oportunidade de apresentar os seus talentos na grande festa do Ano.

Destinatários: Maiores de 6 anos, gratuito. Inscrições através de telefone 219 236 870 ou poe Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

26 e 27.JUL, todo o dia | 30.° Aniversário do Centro Lúdico de Rio de Mouro

O Centro Lúdico de Rio de Mouro celebra 30 anos de atividade lúdica no concelho de Sintra. Neste fim de semana, o Centro Lúdico oferece uma programação diversificada, com concertos, workshops de dança, arte urbana, jogos tradicionais, pintura facial, aulas abertas e muito mais.

Destinatários: Todas as idades, aberto à comunidade, gratuito.

Comunidade Educativa
Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia.

  •   Jogos cooperativos (atividade exterior) | Os jogos cooperativos assumem um papel relevante para a construção de relações sociais e desenvolvimento de competências tanto na infância como na adolescência. Como tal, o Centro Lúdico de Rio de Mouro convida a participar num circuito de jogos cooperativos ao ar livre, garantindo a segurança necessária e muita diversão.

Destinatários: J.I., 1° ciclo e 2° ciclo, gratuito, mediante marcação pelo telefone 219 236 870.

  •   Jogos de exterior | Circuito de jogos de exterior na vertente lúdica e desportiva, que permitem trabalhar a agilidade e trabalho em equipa dos participantes.

Destinatários: J.I., 1° ciclo e 2° ciclo, gratuito, mediante marcação pelo telefone 219 236 870.

  •   Oficina de expressão plástica | Oficina de Expressão Criativa, que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica.

Destinatários: J.I. e 1° ciclo, gratuito, mediante marcação pelo telefone 219 236 870.

 

CENTRO LÚDICO DE MASSAMÁ

01 a 04.JUL, 14h00 | “Jogos mistério”

O Centro Lúdico dedicará a tarde, à exploração de diferentes jogos de desafio com os utilizadores.

Destinatários: Maiores de 6 anos, gratuito.

 

01 a 19.JUL | Exposição de fotografia “TEMPVS FVGIT – Relógios de Sol do Concelho de Sintra” 

A exposição de Emília Pires, fotógrafa de Sintra, é composta por cerca de 60 fotografias sobre a temática dos relógios de sol e pretende ser um primeiro inventário dos relógios de sol existentes em Sintra e aprofundar o seu estudo científico, histórico e artístico. Esta mostra pretende contribuir para a documentação e divulgação deste vasto e rico património municipal, alertando para o esquecimento a que muitos exemplares têm sido votados no decurso das últimas décadas.

Destinatários: Aberto à comunidade, gratuito.

 

07 a 11.JUL | “Joga num minuto”

Circuito de jogos na vertente lúdica e desportiva, que permitem trabalhar a agilidade e trabalho em equipa dos participantes.

Destinatários: Maiores de 6 anos, gratuito.

 

16.JUL, 14h00 | Oficina “Ciência divertida”

De forma muito simples, sem retirar a essência do espírito científico, vamos descobrir que o fantástico mundo da ciência está em todo lado, através de algumas experiências simples e incríveis.

Destinatários: Maiores de 3 anos, gratuito.

 

21 a 25.JUL, 15h00 | Exposição “Rally fotográfico”

Desenvolvimento de competências emocionais, através da expressão artística. A fotografia como ferramenta artística, pedagógica e lúdica. A ponte entre o pensar e agir diante das coisas que se vivem e sentem, darão corpo e vida a uma exposição.

Destinatários: Todas as idades, gratuito.

 

29 e 31.JUL, 15h00 | Jogo desportivo “Torneio de FIFA 21”

Mais do que promover saúde física e mental, o desporto ajuda no desenvolvimento intelectual e na socialização. O Centro Lúdico promove um dia desta atividade desportiva.

Destinatários: a partir dos 8 anos, gratuito.

 

Todo o mês, 14h00 | Oficina de expressão plástica “Arte com plasticina”

Oficina de Expressão Criativa, que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica.

Destinatários: a partir dos 6 anos, gratuito.

Comunidade Educativa
Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia.

  •   Oficina de expressão plástica | Oficina de Expressão Criativa, que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica.

Destinatários: J.I. e 1° ciclo, gratuito, mediante marcação pelo telefone 214 392 086.

  •   Hora do Conto | Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração.

Destinatários: J.I. e 1° ciclo, gratuito, mediante marcação pelo telefone 214 392 086.