Câmara de Sintra reforça investimento em projetos educativos
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, o apoio financeiro para o desenvolvimento de Planos Anuais de Atividades dos Agrupamentos de Escolas da Rede Pública de Sintra, no valor de 224 mil euros, e a continuação do Programa DigitAll.
O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, refere que “este investimento alinha-se na estratégia contínua de aprimoramento da qualidade do ensino, com dinâmicas inovadoras, que influenciem positivamente a educação num nível mais amplo e contribuindo, assim, para um futuro mais promissor”.
Os Planos Anuais de Atividades dos Agrupamentos de Escolas da Rede Pública de Sintra inserem-se no PAQUE - Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas – Medida 1 e visa garantir a continuidade e implementação de projetos e atividades no âmbito escolar dos planos anuais dos agrupamentos, fundamentais para o sucesso e desenvolvimento do presente ano letivo.
O apoio financeiro é calculado por aluno e com base no número de alunos que frequentam cada estabelecimento de ensino, permitindo aos agrupamentos escolares o desenvolvimento de projetos pedagógicos que sejam inovadores, que promovam as boas práticas educativas, que impulsionem novas dinâmicas nas escolas, que sejam expoentes de qualidade e exemplos a seguir por outros estabelecimentos de ensino.
Já o Programa DigitALL será implementado no Agrupamento de Escolas D. João II, em São Marcos, abrangendo um total de 7 turmas e 153 alunos do 5.° ano de escolaridade da Escola EB/ES Rainha Dona Leonor de Lencastre, em Agualva-Cacém.
O Programa DigitALL, promovido pela Fundação Vodafone Portugal, tem por objetivo colaborar com os Agrupamentos Escolares no desenvolvimento de competências técnicas digitais, comportamentais e sociais numa dinâmica de aprendizagem experiencial, onde os alunos do 1.º e 2.º ciclo são convidados a explorar e desenvolver as suas competências de uma forma prática, em grupo e interativa.