Câmara de Sintra mantém apoio ao desenvolvimento das Academias de Líderes Ubuntu em escolas do concelho

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a continuidade do Projeto Academias de Líderes Ubuntu em Agrupamentos de Escolas do concelho e que corresponde a um investimento de 84 mil euros.

O Projeto Academias de Líderes Ubuntu é resultado de um protocolo celebrado entre o Município de Sintra e o Instituto Padre António Vieira e destina-se a jovens dos 12 aos 18 anos.

Para o ano letivo 2024/2025, o projeto será desenvolvido nos Agrupamentos de Escolas Agualva e Mira Sintra, Algueirão, Alto dos Moinhos, Aqua Alba, D. Carlos I, Ferreira de Castro, Lapías, Leal da Câmara, Miguel Torga, Monte da Lua, Prof. Agostinho da Silva, Queluz Belas, Ruy Belo e Visconde de Juromenha.

Recorde-se que, em abril do presente ano, Sintra recebeu o UBUNTU Fest, que reuniu mais de 700 alunos de todo o país para troca de partilhas e novas experiências.

O Projeto Academias de Líderes Ubuntu tem por base a filosofia e método Ubuntu, a partir do modelo de liderança inspirado em personalidades como Nelson Mandela, Martim Luther King e Malala Yousafzai. O método Ubuntu é desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora, focada no bem comum e consciente da responsabilidade de cada participante na transformação do mundo, procurando gerar consensos e mobilizar a vontade coletiva na procura de soluções para problemas concretos, potenciando assim as capacidades individuais em prol do bem comum.

O Instituto Padre António Vieira criou este projeto em 2010 com o objetivo de capacitar jovens provenientes de contextos vulneráveis ou neles disponíveis a trabalhar, tendo em vista facilitar o seu desenvolvimento enquanto líderes ao serviço da comunidade, capacitando-os para uma intervenção adequada e eficaz nesses mesmos contextos.