Câmara de Sintra investiu mais de 5 milhões de euros nos espaços escolares no Cacém e São Marcos
A Câmara Municipal de Sintra apresentou o plano de investimentos em equipamentos educativos na União de Freguesias de Cacém e São Marcos de cerca de 5 milhões de euros, num caminho de requalificação dos estabelecimentos de ensino para milhares de crianças e jovens.
Este investimento foi realizado em escolas EB1, EB2/3, escolas secundárias e na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, agora na Antiga Fábrica da Melka.
O plano de intervenção para as escolas desta união de freguesias passou pela conservação e reabilitação dos edifícios, requalificação energética, requalificação de cozinhas e requalificação de logradouros, com o objetivo de inverter a trajetória de décadas sem conservação garantindo assim boas condições de funcionamento, num investimento de 3 milhões e 395 mil euros.
O presidente da autarquia, Basílio Horta, recorda o trabalho feito nesta área “o investimento na educação é fundamental para a qualidade de vida das famílias que vivem no nosso concelho e uma das formas de construir o nosso futuro coletivo”.
Já na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, a autarquia de Sintra investiu 1 milhão e 650 mil euros na adaptação da antiga fábrica da Melka (Centro Qualifica de Sintra) para as instalações definitivas da escola.
Basílio Horta, sublinhou, acerca do Centro Qualifica de Sintra, que “é com grande emoção que vejo este centro de ensino hoje. Este era um edifício que estava ao abandono, um espaço enorme que não tinha qualquer utilidade, a autarquia decidiu que este era o espaço ideal para investir na educação e formação e foi o que fizemos, reabilitámos todo este espaço que agora é um polo de ensino.”
As intervenções compreenderam a criação de espaços para salas de aula, ginásio, copa e refeitórios e ainda a adaptação de layout do projeto de arquitetura ao novo projeto de segurança contra incêndio. Para além das áreas administrativa e logística, as novas instalações contam com 11 salas de aula, 2 laboratórios, 5 oficinas especializadas (madeiras, metais, estuques, cerâmica e jardinagem), 3 salas de informática, salas de reuniões, sala de professores, sala de alunos, refeitório e vários gabinetes.
A Câmara Municipal de Sintra continua o caminho de investimentos já realizados nas escolas do concelho, melhorando as condições dos estabelecimentos de ensino. Recorde-se que o Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra permitiu requalificar até ao momento mais de 120 estabelecimentos de ensino, compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento superior a 41 milhões de euros.