Autarquia promove ocupação de tempos livres a alunos com necessidades especiais

IMG 20140626 153813

A Câmara Municipal de Sintra promove uma resposta de ocupação de tempos livres a alunos com necessidades educativas especiais, uma iniciativa no âmbito do Programa à Descoberta dos Tempos Livres”.

Através do programa está a ser garantida a integração de cerca de 50 alunos com necessidades educativas especiais, que frequentam as unidades de educação especial do concelho.

O programa de ocupação de tempos livres realiza-se até 30 de agosto, em parceria com as direções dos agrupamentos de escolas, com as associações de pais e Instituições de Solidariedade Social, parceiros da Componente de Apoio à Família.

Para esta resposta especializada tem sido essencial a colaboração dos Centros de Recursos para a Inclusão, Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência CECD e o Centro de Educação e Reabilitação de Deficientes de todo o País - CERCITOP, através da disponibilização de técnicos e terapeutas que promovem o apoio direto aos alunos.

De modo a enriquecer o programa de atividades de cada entidade parceira, adequando a sua oferta à especificidade e perfil de funcionalidade destes alunos, a Câmara Municipal de Sintra proporciona o desenvolvimento de sessões lúdicas de cinoterapia, (terapia assistida com cães), sessões de asinoterapia (terapia com burros) e sessões de movimento.

Ainda no âmbito deste programa a empresa Resiquímica disponibilizou-se a patrocinar o pagamento a alunos carenciados, reforçando o apoio do município neste âmbito.