Sintra apoia associativismo desportivo em 1,2 milhões de euros

A Câmara Municipal de Sintra celebrou, a 23 de setembro, protocolos de colaboração e contratos-programa de apoio ao associativismo desportivo, no valor total de 569 mil euros.

A cerimónia teve lugar no Pavilhão de Ouressa, em Mem Martins, e contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que lembrou o contexto social e económico que o país atravessa, sublinhando que “a celebração destes protocolos significa que continuamos a priorizar o desporto. A autarquia não se desviou da estratégia que iniciou, nem das prioridades que defende”.

O edil salientou a importância e a prioridade que o investimento no desporto comporta para o Município pelos “seus objetivos primordiais: a saúde da nossa população, garantindo uma vida mais saudável; a ligação da autarquia à juventude; e a importância do mesmo para a criação dos jovens, através da disciplina e do desenvolvimento do seu caracter em desenvolver os seus valores”.

A assinatura dos protocolos de colaboração celebrados com os Clubes e Associações Desportivas visam a cedência de 36 instalações desportivas municipais e escolares, para os treinos e jogos das respetivas equipas, no âmbito da participação nos quadros competitivos oficiais.

A cedência destes equipamentos municipais a 29 clubes do concelho representa um valor de cessão de 407 mil e 400 euros por parte da autarquia de Sintra.

No valor total de 162 mil euros, os quatro contratos-programa têm como objetivo o apoio na filiação e seguro de atletas dos clubes e associações desportivas do concelho, não profissionais e residentes no Município de Sintra, e foram celebrados com a Federação Portuguesa de Rugby, a Associação de Futebol de Lisboa, a Associação de Patinagem de Lisboa para o Hóquei em Patins e a Associação de Atletismo de Lisboa.

No total, a autarquia já realizou 12 contratos-programa, envolvendo 59 clubes e 5 mil atletas, correspondendo a um apoio anual de 212 mil euros.

Os apoios celebrados esta quarta-feira complementam outras medidas já implementadas pela autarquia de Sintra, que representa um investimento total de 1 milhão e 200 mil euros.

Recorde-se que, no contexto da pandemia da COVID-19, a autarquia criou o Fundo de Emergência Desportiva, no valor de 233 mil euros, destinando a assegurar a continuidade da atividade de 73 clubes, bem como garantir as suas reaberturas em segurança.

Relativamente à atividade desportiva, investimento em equipamentos e manutenção de instalações, o Município já apoiou 74 clubes, no valor de 337 mil e 650 euros.