Esgotado | Inscrições abertas para a Pequena Rota 13 – Sintra Praias a Norte

Estão abertas as inscrições para a Pequena Rota 13 – Sintra Praias do Norte, inserida no programa Rotas a Caminhar promovido pela Câmara Municipal de Sintra, que se realiza no dia 8 de julho, pelas 09h00.

A Pequena Rota 13  é um percurso circular, com cerca de 13 km e tem como pontos de passagem a Praia de São Julião, Falésias da Praia da Vigia, Praia da Samarra, Praia do Giribeto, Casal Pianos, Tojeira, Ponte Romana, Catribana e Assafora.

O percurso, com início e fim no largo de estacionamento da Praia de São Julião, percorre toda a faixa costeira até à praia do Giribeto para depois efetuarmos o regresso passando por Casal Pianos, Tojeira, Catribana, Cortesia e Assafora.

Ao longo do percurso é possível observar um mosaico de pastagens, pequenas parcelas separadas por muros de “pedra seca” e sebes, pontuados por pinhal. Esta é uma área do concelho identificada como "terra saloia" onde ainda se pode observar os costumes destas povoações. Caminhos rurais, ladeados de pedra solta, riachos e fontanários são alguns dos pontos do percurso que poderá ficar a conhecer melhor.

As atividades do programa Rotas a Caminhar têm uma periodicidade mensal e visam incentivar a prática da atividade física e dar a conhecer as diversas Rotas de Sintra, um conjunto de percursos pedestres que são feitos sem acompanhamento, mediante marcas no terreno, painéis informativos e ficheiros de georreferenciação, cuja manutenção está a cargo da Autarquia.

A participação é gratuita, mas limitada ao número de vagas, pelo que carece de inscrição prévia AQUI. Aconselha-se o uso de protetor solar, vestuário e calçado confortável adequado.

Próximas datas do Rotas a Caminhar:
5 de agosto – Pequena Rota 11 – Capuchos;
9 de setembro - Pequena Rota 12 – Lapiás;
7 de outubro – Pequena Rota 6 - Rio da Mula.

Saiba mais sobre as Pequenas Rotas de Sintra AQUI.