Câmara de Sintra realiza ação de sensibilização para a Ética no Desporto

A Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, realiza uma ação de sensibilização “Ética no Desporto”, no dia 23 de maio, pelas 21h00, no Centro Cultural Olga Cadaval, numa sessão direcionada a atletas, pais, dirigentes e treinadores.

Falar de ética no desporto é abordar os valores que deverão estar presentes na orientação dos praticantes, em todos os agentes desportivos e no movimento associativo, para que o desporto possa constituir um verdadeiro fator educacional, de integração e inclusão social, contribuindo para o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas e consciencialização de todos os agentes que se relacionam com o desporto quanto à respetiva responsabilidade na observância de comportamentos leais e que possam servir de modelo positivo para os mais jovens.

Desta forma, é crucial que todos os intervenientes na atividade desportiva possam estar despertos para esta dimensão do desporto para que, por um lado possam retirar dele o máximo proveito, e por outro possam incorporar uma cultura desportiva saudável e prazerosa.

Esta atividade realiza-se no âmbito do “Programa de Apoio à Promoção da Ética no Desporto”, que tem como objetivo estimular a implementação de medidas de promoção dos valores da Ética Desportiva junto dos agentes desportivos do concelho.

A ação, de participação gratuita, terá a duração de aproximadamente 1h30 e terá como formador o embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto, Jorge Humberto Dias.