Sintrália encerra com sessões dedicadas a Alexandre O’Neill e a Filomena Marona Beja
O projeto de leituras encenadas Sintrália, encerra com duas sessões dedicadas a Alexandre O’Neill e a Filomena Marona Beja, nos dias 14 e 28 de dezembro, em Queluz e em Rio de Mouro, respetivamente.
Nas celebrações do centenário do poeta Alexandre O’Neill, a sessão protagonizada por Paulo Campos dos Reis, será dedicada àquele que foi um dos fundadores do Movimento Surrealista de Lisboa e tem lugar no Palácio Nacional de Queluz, no dia 14 de dezembro, pelas 17h00.
Autodidata, é nesta corrente que publica a sua primeira obra, o volume de colagens A Ampola Miraculosa. Mesmo se o grupo rapidamente se desdobra e acaba, as influências surrealistas permanecem visíveis nas suas obras, que além dos livros de poesia incluem prosa, discos de poesia, traduções e antologias.
Não conseguindo viver apenas da sua arte, o autor alargou a sua ação à publicidade, sendo da sua autoria o lema publicitário «Há mar e mar, há ir e voltar».
No dia em que perfaz um ano sobre a sua morte, a 11ª e última sessão deste projeto será dedicada a Filomena Marona Beja e protagonizada por Paulo Campos dos Reis, e realiza-se no dia 28 de dezembro, pelas 19h00, no Forno – Espaço Cultural, em Rio de Mouro.
Miguel Real revela sobre Filomena Marona Beja que “vivia em Sintra desde a década de sessenta, sendo uma das melhores escritoras que honrava este concelho com tantos e bons escritores ao longo do século XX. (...) O património literário e humano que nos deixa é um exemplo maior de denúncia das injustiças sociais e constitui um grito vivo de defesa dos ideais de liberdade e de solidariedade, pelos quais sempre lutou e que abnegadamente defendeu”.
Francisco Costa, José Luiz Tavares, Luís de Camões, Vergílio Ferreira, António Ramos Rosa, Jorge Telles de Menezes, Ruy Belo, Agostinho da Silva, Sophia de Mello Breyner Andresen, Alexandre O’Neill, Filomena Marona Beja, são os escritores que fizeram parte de Sintrália e cada um esteve em destaque numa freguesia de Sintra.
O projeto Sintrália promoveu um conjunto de encontros, onde a força da palavra alia-se ao espírito de lugares escolhidos pela ligação, mais ou menos direta, com o escritor, proporcionando uma experiência literária imersiva.
A entrada é gratuita, sujeita à disponibilidade do local, recomendando-se a inscrição prévia através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..