Sintra recordou vida e obra de D. Domingos Jardo em colóquio

O Palácio Nacional de Sintra recebeu, em abril, o colóquio “D. Domingos Jardo nos 700 anos da morte do Rei D. Dinis”, uma iniciativa que assinalou a morte deste monarca de significativa relevância histórica para Sintra.

O colóquio teve ainda como objetivo destacar a figura de D. Domingos Jardo, natural de Sintra, cuja biografia, ainda pouco conhecida do grande público, teve um impacto significativo que ultrapassou as fronteiras do concelho.

O evento pretendeu, assim, explorar a vida e obra de D. Domingos Anes Jardo e analisar as diferentes perspetivas sobre a interação entre estas duas personalidades ímpares, nomeadamente na construção da identidade de um reino em afirmação, bem como o seu impacto na história de Sintra.

Ao longo do dia foi discutida a importância de uma figura do clero, como D. Domingos, no contexto sociocultural, religioso e das mentalidades do Portugal medieval. Em paralelo, foi ainda analisado o significado da efeméride, com destaque para a influência dionisina e a importância de Sintra, então vila das rainhas, na transformação da região de Sintra na segunda metade do século XIII.

O colóquio contou com a presença de especialistas que apresentaram as mais recentes investigações sobre a centúria de duzentos, destacando a relevância destas duas personalidades na história de Sintra.

O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Sintra, em parceria com a Parques de Sintra-Monte da Lua, e inseriu-se nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. 

Image
Image