Sintra recebe filmes do festival LEFFEST

“Leave no Traces”, “A Chiara”, “A História da Minha Mulher” e “The Power of The Dog” são os filmes que o LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival apresenta no Centro Cultural Olga Cadaval, a 13 de novembro.

Às 11h00 e 15h00, serão apresentados os filmes “Leave no Traces” e “A Chiara”, respetivamente, ambos na Seleção Ofical – Em Competição do festival e realizados em 2021. De Jan P. Matuszynski, o filme “Leave no Traces” ocorre na Polónia em 1983.

Um caso de homicídio com motivações políticas abala a nação: Grzegorz Przemyk, estudante e ativista, é espancado até à morte por forças policiais. Leave No Traces narra a história da única testemunha deste crime, que cedo se torna vítima de uma perseguição cerrada pelo aparelho mediático, jurídico e militar do regime comunista.

De Jonas Carpignano, o filme “A Chiara” foi distinguido no Festival de Canes 2021 – Europa Cinemas Label, Quinzaine des Réalisateurs.

Num ambiente de grande felicidade, Claudio e Carmela festejam o 18º aniversário da filha, rodeados pela família e amigos, incluindo a filha mais nova, Chiara, de 15 anos. Porém, no dia seguinte, o pai desaparece, alterando profundamente a estabilidade familiar. Insatisfeita com a história que lhe é contada, Chiara inicia a sua averiguação, mas, à medida que se aproxima da verdade, vê-se forçada a decidir o futuro que deseja para si própria.

Posteriormente, às 18h00, será exibido o filme “A História da Minha Mulher”, de Ildikó Enyedi. Produzido em 2021, este filme encontra-se na Seleção Oficial – Fora de Competição da 15.ª edição do LEFFEST.

Jacob Störr (Gijs Naber), um capitão da Marinha, faz uma aposta com um amigo: casará com a primeira mulher que entrar no café onde se encontram. É então que chega Lizzy (Léa Seydoux). A suspeita de infidelidades e a visível atração de Lizzy por Dedin (Louis Garrel) ameaçam condenar o capitão à loucura. 

Pelas 21h30, é a vez do filme “The Power of The Dog”, de Jane Campion, inserido na sessão de Homenagens e Retrospetivas à realizadora.

1925. Um Velho Oeste historiograficamente extinto subsiste enquanto mito de violência e de Criação. No estado do Montana, dois irmãos tomam conta do rancho da família, onde dormem desde pequenos no mesmo quarto. Alto, feroz e implacável, Phil Burbank (Benedict Cumberbatch) tem o seu perfeito negativo na generosidade e no sossego de George (Jesse Plemons). A relação entre os irmãos, já de si um abismo intransponível, será posta à prova com a entrada em cena de duas novas personagens: uma jovem viúva (Kirsten Dunst) e o seu filho (Kodi Smit-McPhee).

O LEFFEST – Lisbon & Sintra Film realiza-se de 10 a 21 de novembro com uma programação pautada pelo melhor que se faz no mundo da 7.ª arte.

 

Saiba mais AQUI.

 

Image
Image