Sintra inaugura exposição dedicada às Mulheres na Arte

A Câmara Municipal de Sintra assinalou o Dia Internacional da Mulher com a inauguração da exposição “Criadoras e Musas – Mulheres na Coleção Municipal de Arte”, para ver no MU.SA – Museu das Artes de Sintra até 28 de maio.

Esta mostra, de entrada livre, reúne trabalhos de 70 artistas, das artistas mais clássicas, como Alda Machado Santos ou Alice Alves Diogo, à arte contemporânea de Alexandra Nunes, Davina ou Celeste Beirão, passando por artistas mais consagradas como Mily Possoz, Dorita de Castel-Branco, Camila Loureiro ou Paula Rego.

Durante o evento, o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, sublinhou o “papel e contributo importantíssimo da mulher ao longo da história, que sempre esteve presente em episódios marcantes na mudança social e política”.

“Pretendemos homenagear as mulheres e tem obras extraordinárias, que nos fazem refletir sobre a presença da mulher no universo artístico, tanto no papel de Criadora, tanto no papel de Musa”, salientou o autarca.

As mulheres, ao iniciarem o legítimo processo de defesa dos seus direitos quebram barreiras sociais e políticas, atitude que se reflete também numa mais alargada intervenção no panorama artístico um pouco por todo o mundo, sobretudo a partir do século XX e, em Portugal, particularmente, após o estabelecimento do regime democrático em 25 de Abril de 1974.

A conquista gradual de um espaço enquanto criadoras está presente na Coleção Municipal de Arte de Sintra, verificando-se um crescimento no número de mulheres artistas nas últimas décadas, por oposição a um nicho residual de obras na primeira metade do século passado.

A presente exposição pretende aferir dessa mesma presença das mulheres na coleção, ocupando criativamente um espaço onde antes apenas cabia enquanto objeto ou tema. Mas, também se abre espaço para a questão do retrato da figura feminina, encontrando aqui a visão de pintores como Júlio Pomar ou Artur Bual.

No seguimento da comemoração do Dia Internacional da Mulher e inserido nesta exposição, a autarquia de Sintra realiza um concerto gratuito que pretende celebrar esta data, no dia 12 de março, pelas 17h00.

O concerto “Mulheres Compositoras – Territórios Desconhecidos” apresenta um programa dedicado ao romance para violino e piano, com obras de Amy Beach, Anne Victorino d’Almeida e Clara Schumann, interpretadas por Margarida Prates (Piano), Abel Gomes (Violoncelo) e Nelson Nogueira (Violino).

A entrada para o concerto é gratuita, mas limitada à lotação disponível.

Reserva de bilhetes para o espetáculo via correio eletrónico, para o Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Saiba mais sobre o MU.SA AQUI.