Sintra com roteiro cultural este fim de semana
O fim de semana em Sintra é marcado por uma programação cultural diversificada, que convida todos a descobrir diferentes espaços culturais do concelho, através de visitas temáticas, concertos e propostas expositivas que cruzam vários temas.
No sábado, pelas 15h00, poderá participar na visita temática na Casa-Museu Leal da Câmara, intitulada “As Duas Guerras Mundiais do séc. XX”, que convida o público a explorar uma coleção de caricaturas e retratos alusivos a esses conflitos históricos. Neste museu, aproveite ainda para conhecer a mostra temporária “Escritores Portugueses por Leal da Câmara”, em exibição até 9 de maio.
Posteriormente, às 16h00, é a vez da Casa da Cultura Lívio de Morais acolher a inauguração da exposição de pintura de Pedro Botelho, que ficará patente até 28 de fevereiro.
O Centro Cultural Olga Cadaval é palco para o concerto de homenagem à Marquesa de Cadaval, pelas 17h00, interpretado pelo pianista António Rosado, iniciativa que já se encontra esgotada.
Ao longo do fim de semana poderá, ainda, visitar gratuitamente as exposições patentes nos Museus Municipais de Sintra.
“A Coleção de Cunha e Costa: um Portugal que nos Une” é a mostra patente no Museu Ferreira de Castro, onde são apresentadas peças únicas, constituídas maioritariamente por cerâmica figurativa e utilitária, que refletem a cultura, as histórias e as técnicas ancestrais de diversas comunidades, de norte a sul do país.
Já no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, o público poderá conhecer “Pappus”, de Vera Fonseka e Sejin Cho, que convida a uma experiência sensorial entre som, palavra e imagem; “Reflections”, que desafia o olhar através da geometria, da repetição e da transformação das formas; e "Milly Possoz - Uma poética do espaço”, que revela a relação da artista com Sintra, entre 1943 e 1968, através da paisagem, do património e das suas ilustrações.
O Museu de História Natural de Sintra apresenta, até 29 de março, a mostra “Entre o Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma Nova Civilização”, composta por cerâmica grega proveniente de uma coleção particular.
O Museu Anjos Teixeira e o MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas completam a programação museológica disponível ao público.




