Sintra celebra diversidade linguística e cultural com Festival Ecoar

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, vai acolher a primeira edição do Festival Ecoar, um evento cultural que pretende refletir sobre a relação entre a língua portuguesa e as línguas e dialetos tradicionais dos territórios ex-coloniais, nos dias 10 e 11 de novembro.

Com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, esta iniciativa estabelece uma ponte entre Angola e Portugal, explorando de que forma a língua portuguesa influenciou a cultura angolana e como as línguas tradicionais estão a ser preservadas, reforçando a importância da língua, tanto na sua forma escrita como falada.

Em alusão ao 50.º aniversário da independência de Angola, o programa, de carácter multidisciplinar, inclui um painel de discussão com a investigadora americana Marissa Moorman, o músico angolano Victor Gama e o professor de línguas nacionais Wayami Sérgio, bem como um concerto de Victor Gama.

Paralelamente, o evento contará ainda com oficinas de língua kimbundu para crianças, em parceria com escolas locais, uma instalação artística do Banga Coletivo, e o lançamento de um livro alusivo ao tema.

A entrada no evento é gratuita, mas existem algumas atividades que carecem de inscrição prévia. Consulte o programa AQUI.

Image
Image