Sintra apresenta obra vencedora do Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2021
O Museu Ferreira de Castro irá receber a apresentação da obra “Ainda Tem Sol em Ipanema”, de Luís Pimentel, vencedora do Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2021, no dia 30 de setembro, às 18h00.
Natural da Bahia e residente no Rio de Janeiro desde 1975, o autor Luís Pimentel irá marcar presença no evento via Teams.
“Ainda Tem Sol em Ipanema” foi distinguida com o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2021, da Câmara Municipal de Sintra. Esta obra é uma coletânea de contos breves e movimentados, como é a vida de hoje numa grande cidade como o Rio de Janeiro.
Na distinção deste prémio o júri destacou a diversidade de vozes narradoras e formas narrativas, e uma prosa formalmente apurada com que se expressa uma poética de autenticidade, servida por uma ironia que, não agredindo as personagens, denota empatia pelo drama humano.
Luís Pimentel tem uma obra vasta, no domínio da ficção, crónica, literatura infantil, biografia – em que se destaca os livros dedicados aos compositores da MPB Luís Gonzaga e Wilson Batista, além de argumentos para televisão.
A atribuição e criação do Prémio Literário Ferreira de Castro é uma iniciativa da Câmara Municipal de Sintra que pretende estimular a criação literária e homenagear o grande romancista e autor cosmopolita, Ferreira de Castro, que escolheu a vila de Sintra para escrever uma significativa parte da obra e à qual também legou o seu espólio e o seu corpo.