Sintra acolhe jornada “Um Dia com Camilo” da Cátedra Camilo Castelo Branco
A Câmara Municipal de Sintra apresenta na Biblioteca Municipal de Sintra a jornada “Um dia com Camilo”, no dia 31 de janeiro, às 10h30, com entrada livre.
Este evento assinala o encerramento das atividades desenvolvidas ao longo de três anos pela Cátedra Camilo Castelo Branco, uma parceria entre a autarquia de Sintra e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Durante a manhã realiza-se a apresentação do livro infantojuvenil “Amores de Perdição”, por Cláudio Garrudo, da Imprensa Nacional, e Alexandre Pinto, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Este momento contará com a presença da autora Isabel Alçada, que fará uma sessão de autógrafos do livro apresentado.
Da parte da tarde, será apresentado o livro “Contos Camilianos”, por José Cândido de Oliveira Martins, e em que estarão presentes os autores da obra Cristina Sobral e Serafina Martins, José Cândido de Oliveira Martins, A.M. Pires Cabral, Ana Margarida de Carvalho, Mário Cláudio, Nardo Leandro, Teresa Martins Marques, e o ilustrador, João Fazenda.
Durante o dia haverá ainda dois momentos, às 11h45 e 15h20, protagonizados pelo ator Paulo Campos dos Reis, com leituras encenadas dedicadas ao escritor Camilo Castelo Branco. No final do dia será feito um balanço das iniciativas realizadas pela Cátedra Camilo Castelo Branco.
A cerimónia de encerramento ficará a cargo do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, e do diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Hermenegildo Fernandes.
A realização desta iniciativa insere-se no Plano de Atividades da Cátedra Camilo Castelo Branco, criada em 2021, pela Câmara Municipal de Sintra e a FLUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A sua criação resulta da classificação do espólio da Camiliana de Sintra como Bem Cultural de Interesse Público, classificação única em Portugal a nível de um município e de uma Biblioteca Pública.
A Cátedra de Camilo Castelo Branco é de natureza mecenática e alicerçada neste espólio que reúne documentos únicos de e sobre o escritor e que se encontra atualmente na Biblioteca Municipal de Sintra. O seu propósito visa a investigação sobre o fundo camiliano, com vista à criação de projetos de investigação, promoção de congressos e realização de ações de divulgação e de reconhecimento da investigação desenvolvida.