
Sintra acolhe Congresso Internacional sobre o Espólio Camiliano
A Câmara Municipal de Sintra, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), promove, entre os dias 23 e 25 de outubro, o Congresso Internacional “Camilo Dois Séculos Depois”.
O evento terá lugar no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e assinala o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, figura maior da literatura portuguesa.
Este congresso, inteiramente dedicado à vida e obra de Camilo Castelo Branco, o primeiro escritor profissional português e uma das figuras mais marcantes da literatura romântica, assinala não apenas um momento simbólico no universo camiliano, como também se afirma como uma plataforma estratégica para a valorização contínua da Camiliana de Sintra.
Ao longo dos três dias, o evento pretende transformar o Município de Sintra num espaço privilegiado de encontro, reflexão e descoberta sobre o legado camiliano, reunindo especialistas de renome internacional.
Entre os participantes, destacam-se académicos de instituições prestigiadas como da Universidade da Califórnia (Estados Unidos da América); a Universidade de São Paulo (Brasil); a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Brasil); a Universidade de Pádua (Itália); a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); a Universidade do Minho; a Universidade do Porto; a Universidade de Lisboa; a Universidade Católica Portuguesa; a Universidade Nova de Lisboa; a Universidade de Évora e a Casa-Museu de Camilo/Centro de Estudos Camilianos.
As áreas e linhas temáticas a explorar neste Congresso distribuem-se entre a tradição, a “revolução” e o futuro, refletindo a pluralidade e a profundidade da obra de Camilo Castelo Branco, reconhecido como ficcionista de dimensão internacional e pensador singular. Camilo foi, segundo as suas próprias palavras, o criador de uma “filosofia” que se expressou em múltiplas tribunas, sendo a ficção uma das mais poderosas.
Para além da justa homenagem, o propósito central do Congresso reside em preservar e revitalizar o diálogo entre o autor e os seus leitores, contrariando a ideia de que os grandes escritores estão condenados à ilegibilidade. Pretende-se, assim, afirmar a permanência e a atualidade de Camilo, convocando novas leituras e interpretações que o libertem da fatalidade de ser apenas uma figura do passado.
Em paralelo, será inaugurada uma exposição Camiliana na Biblioteca Municipal de Sintra, com o apoio da Biblioteca Nacional de Portugal, da Biblioteca Pública Municipal do Porto e da Casa-Museu de Seide, reunindo fac-símiles de peças raras e emblemáticas do universo camiliano.
Este Congresso inscreve-se no âmbito do Plano de Atividades da Cátedra Camilo Castelo Branco (CCCB), iniciativa financiada pela Câmara Municipal de Sintra e desenvolvida em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da classificação do espólio da Camiliana de Sintra como Bem Cultural de Interesse Público, distinção inédita em Portugal atribuída a um município e a uma biblioteca pública.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia AQUI.
Mais informações através do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 21 923 61 72/77/90.