Sétimas Jornadas Llansolianas no MU.SA

musa 9

O MU.SA - Museu das Artes de Sintra recebe as sétimas Jornadas Llansolianas de Sintra, com o tema “Llansol: A Vocação para o Exílio”, nos próximos dias 24 e 25 de outubro. A participação é gratuita.

O tema do exílio atravessa toda a vida de escrita de Maria Gabriela Llansol, e pode dizer-se mesmo que está inscrito no próprio nome literário que escolheu, ele também proveniente de uma língua exilada entre as «grandes», o catalão, onde o nome ainda perdura.

São vários os exílios de uma escritora como Llansol: o de uma escrita «singular, de «órbitas excêntricas»; o de uma língua que dá por si em «sobreimpressão» com mundos-outros, renovando-se; o de uma comunidade de figuras que vêm das margens da História; ou ainda o de um quotidiano também ele exilado do social e da «luz comum».

As intervenções previstas abordarão a matéria do exílio a partir de pontos de vista muito diversos, e orientando-se para a escrita ou a língua, o exílio real ou o paralelismo com casos singulares de exilados.

Será mostrado um filme sobre o lugar mais emblemático do seu exílio de vinte anos na Bélgica, e também uma mostra fotográfica e leituras pelos atores Diogo Dória e Raquel Mendes.

Cartaz-verso