Raúl da Costa e Quarteto de Cordas de Matosinhos juntos no Festival de Sintra
O Festival de Sintra irá trazer ao Palácio Nacional de Queluz um espetáculo de Raúl da Costa e o Quarteto de Cordas de Matosinhos, no dia 7 de outubro, pelas 21h00.
A música de câmara com piano encontrou no romantismo o seu tempo de eleição, em que a emoção, a poesia e o virtuosismo impetuoso dialogam, ora em intimidade, ora com ímpeto.
Sob o mote “Intimidade e ímpeto, diálogos do Romantismo centro-europeu”, o programa deste espetáculo é constituído por obras do centro-europeu, local de origem de D. Fernando II - Quintetos de Robert Schumann e de Antonín Dvorak.
O concerto será interpretado pelo mais conceituado Quarteto de Cordas português, o Quarteto de Matosinhos, e o pianista Raul da Costa, que regressa ao Festival de Sintra depois do sucesso da sua participação na edição de 2021.
Raúl da Costa, pianista premiado em diversos concursos nacionais e internacionais, recebeu em 2016 o 1.º Prémio e todos os prémios especiais do concurso internacional ZF-Musikpreis.
Desde muito novo é presença recorrente nas salas mais emblemáticas do país, salientando-se, ainda o sucesso obtido em diversos festivais internacionais de música, entre muitos palcos por toda a Europa, Estados Unidos da América e Ásia.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos é uma das mais apaixonantes formações de câmara dos nossos dias na cena musical portuguesa. Criado em 2007 com a promoção do município que lhe deu o nome, o Quarteto de Cordas de Matosinhos é composto pelos músicos Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo).
Em 2014/15, foi escolhido como um dos ECHO Rising Stars, realizando uma digressão de 16 concertos em algumas das mais importantes salas de concerto europeias. Apresenta-se também nas maiores salas de concerto portuguesas e colabora com alguns dos mais destacados músicos portugueses.
O Festival de Sintra é um evento da Câmara Municipal de Sintra, com o apoio da Parques de Sintra, a direção artística de Gabriela Canavilhas.
O tema desta edição é “Música, a musa do Rei Artista”, numa celebração e homenagem a D. Fernando II e à sua devoção pelas artes.
Saiba mais em www.festivaldesintra.pt
Bilhetes à venda.