Primeira sessão do ano do Festival “Um Filme em Cada Esquina” chega a Casal de Cambra
O Festival “Um Filme em Cada Esquina” inicia o ano com uma sessão marcada para dia 16 de janeiro, às 21h00, na Junta de Freguesia de Casal de Cambra.
A oitava sessão desta iniciativa será dedicada ao cinema português e contará com a exibição três curtas-metragens: “Avenida da Liberdade”, de João Meirinhos (2025), “Aquilo que Fica”, de Boris van Es (2025) e “Us”, de Vasco André dos Santos (2024). Após as projeções, o público será convidado a participar numa conversa com os realizadores, promovendo o diálogo e a partilha de experiências cinematográficas.
Mais cedo, às 15h00, o evento contará com uma sessão dedicada à comunidade escolar, com o mesmo alinhamento de filmes e conversa com os cineastas.
O Festival “Um Filme em Cada Esquina” visa criar uma alternativa ao circuito tradicional de cinema, promovendo uma cultura cinematográfica mais acessível. O projeto, que de maio de 2025 a abril de 2026, conta com 22 sessões distribuídas pelas freguesias do concelho de Sintra. Cada freguesia acolhe duas sessões, uma para o público escolar e outra para o público em geral.
Com uma periodicidade mensal, cada sessão integra a projeção de três a quatro curtas-metragens, seguidas de conversas com membros da equipa artística do festival, realizadores e outros profissionais do setor cinematográfico.
Este projeto é promovido pela RUGAS - Associação Cultural, em parceria com a produtora Cidades Irrequietas Filmes, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.
Saiba mais sobre o projeto e as próximas sessões, AQUI.
A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.




