Foram anunciados os vencedores dos Prémios Literários de Sintra 2022

Já são conhecidos os vencedores dos prémios literários promovidos pela Câmara Municipal de Sintra.

“Auto das Águas”, de Tiago Bruno Borges Rodrigues Mesquita de Carvalho, foi a obra literária distinguida com o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2022.

O Júri constituído por Annabela Rita, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, Helena Vasconcelos, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, e Ricardo António Alves, designado pela Câmara Municipal de Sintra, decidiu por unanimidade e salientou que se trata de uma “sedutora narrativa de antecipação, com um hibridismo de ficção e ensaio; um retrato de certo modo distópico da situação presente e uma prospetiva inquietante, da qual não está ausente uma aspiração esperançosa e humanista, servida por um léxico consistente e uma erudição sopesada”.

Por sua vez, “Caderneta de Lembranças”, da autoria de A. M. Pires Cabral, publicado em 2021, foi a obra literária distinguida com o Prémio Ruy Belo/2022 para Obra Poética Publicada no biénio 2020/2021.

O júri constituído por José Manuel Mendes, Presidente da Associação de Escritores, Victor de Oliveira Mateus, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, e Ricardo António Alves, também ele designado pela autarquia de Sintra, decidiu em unanimidade e assinalou “a voz singular do autor”, bem como “o modo de expressão de um eu poético não abstrato, com as marcas vivenciais da temporalidade, servido pelo manejo formal de elementos campestres, à revelia de qualquer neo-bucolismo”.

Para o Prémio Ruy Belo, o júri decidiu ainda a atribuição de duas menções honrosas, respetivamente, à obra “Cerveja & Neve” da autoria de Inês Dias, e ao “Livro da Perfeita Alegria” de Eugénia de Vasconcellos.

A Câmara Municipal de Sintra promove o Prémio Ruy Belo e o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa com o objetivo de dinamizar e estimular a criação literária, e homenagear o poeta e munícipe de Sintra Ruy Belo e o grande romancista Ferreira de Castro, que escolheu a vila de Sintra para escrever uma significativa parte da obra e à qual também legou o seu espólio.

A cerimónia de entrega dos prémios será realizada em local e data a anunciar oportunamente.