Noites de Orfeu celebram estações do ano com três concertos gratuitos

A Câmara Municipal de Sintra apresenta um novo ciclo da iniciativa “Noites de Orfeu”, com a realização de três concertos gratuitos, no MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

Os concertos estão agendados para os dias 20 de abril, 6 de julho e 19 de outubro, sempre às 21h30, e serão interpretados por solistas do Sintra Estúdio Ópera. O repertório terá como ponto de partida as estações do ano, assegurando a unidade programática do ciclo.

O primeiro concerto será dedicado à primavera, com a interpretação da obra de Joseph Haydn, "O Relógio", em sintonia com a exposição fotográfica sobre relógios de sol que se encontra patente no museu.

No concerto de verão, será apresentará a obra "Nascer do Sol", também do compositor Joseph Haydn, evocando o Santuário Romano consagrado ao Sol, à Lua e ao Oceano, cujos trabalhos arqueológicos estão a decorrer junto à Praia das Maçãs.

Por fim, no concerto de outono e inverno serão executados excertos instrumentais da ópera Orfeu e Eurídice, de Von Gluck, inspirada no mito de Orfeu, herói grego que dá o mote ao presente ciclo musical.

Este ciclo visa unir a música a espaços emblemáticos do museu, enriquecidos pela presença de um espólio arqueológico incomparável, proporcionando concertos únicos que apelam a todos os sentidos.

Os concertos são gratuitos, no entanto carecem de inscrição prévia através do contacto telefónico 21 923 86 08 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..