MU.SA recebe concerto comemorativo dos 30 anos de Sintra como Património Mundial
O MU.SA – Museu das Artes de Sintra será palco para um concerto do Sintra Estúdio de Ópera, no dia 6 de dezembro, pelas 21h00, que assinala o final da exposição “A Montanha – Paisagens de Sintra nas Coleções Municipais” e integra as comemorações dos 30 anos de Sintra como Património Mundial da UNESCO.
As paisagens idílicas de Sintra têm inspirado, desde tempos imemoráveis, a criação artística inspirada nas brumas da sua Serra mágica. A música não foi exceção.
Exemplo disso é a ode sinfónica “A Serra de Sintra”, composta por Carlos Adolpho Sauvine na última década do século XIX, uma obra que traduz, em linguagem musical, um percurso que se inicia no Palácio Nacional de Sintra, ascende pela Serra até ao Castelo dos Mouros e culmina no Palácio da Pena, onde ganha forma a evocação do regresso imaginário da armada de Vasco da Gama.
O programa deste concerto incluirá esta obra, bem como duas peças de compositores intimamente ligados a Sintra, onde residiram, nomeadamente “Cenas nas Montanhas”, de José Viana da Mota e “Suite d’Airs Portugais”, de Alfredo Keil.
Esta iniciativa constitui uma das atividades paralelas que enriquecem o programa expositivo e reforçam a ligação entre a criação artística contemporânea, o património cultural do concelho e a celebração da sua identidade.
A participação neste concerto é gratuita, sendo necessária marcação prévia através dos contactos 219 236 106, 965 233 692 ou por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..




