Mário Laginha no Festival de Jazz de Sintra

O Festival de Jazz de Sintra, promovido pela autarquia, apresenta Mário Laginha, no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 18 de setembro pelas 20h30.

A “casa” de Mário Laginha é o jazz, mas recusa encerrar-se lá dentro. Na sua música podemos encontrar um pouco de quase tudo, porque não fecha as portas a quase nada. Mário Laginha procura em vários lugares o material para construir o seu próprio universo musical. Muito mais do que misturas, há assimilação. O que se pode ouvir, no final, é música.

Com uma carreira de mais de três décadas, Mário Laginha é habitualmente conotado com o mundo do jazz. Mas o universo musical que foi construindo é mais vasto, passando por sonoridades brasileiras, indianas, africanas, pela pop e o rock, e pelas bases clássicas que presidiram à sua formação.

Mário Laginha gravou um único disco a solo, “Canções e Fugas”, mas tem sobretudo partilhado a sua arte com outros músicos e criadores. Desde logo, com Maria João, com quem gravou mais de uma dezena de discos. E também com Pedro Burmester, Bernardo Sassetti, com quem cultivou grande cumplicidade e com músicos excecionais como Trilok Gurtu, Gilberto Gil, Lenine, Ralph Towner, Manu Katché, Dino Saluzzi, Kai Eckhardt, Julian Argüelles, Howard Johnson, André Mehmari ou Django Bates.

O Festival de Jazz de Sintra 2021 acontece de 17 a 19 de setembro, no Cento Cultural Olga de Cadaval e pretende divulgar esta expressão musical no concelho, assim como dar a conhecer ao público local (e não só) parte dos músicos e da Jazz que atualmente se faz em Portugal.

Este Festival integra a programação do município de Sintra para o projeto cultural metropolitano Mural 18. A programação do Mural 18 é fruto da articulação dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) para apoio a agentes culturais através do desenvolvimento de uma programação em rede. Através desta iniciativa, que terá uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional é desenvolvida uma vasta programação cultural, unindo agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do património cultural, imaterial e material.

A AML – Área Metropolitana de Lisboa, integra os municípios de Sintra, Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Vila Franca de Xira.

Bilhetes e informações em festivaljazz.sintra.pt