Lembrar Ernesto Neves - Exposição Evocativa
Amigos e Familiares do Pintor Ernesto Neves
Fotografia
8 de novembro a 8 de dezembro | Sala Polivalente, MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Image

Ernesto Neves foi um pintor relevante no panorama artístico nacional.

Nascido em Lisboa, vagueou pela capital e por Sesimbra até se fixar em Sintra nos anos oitenta do século passado.

Por onde andou espalhou o seu talento e angariou amigos sem fim, contudo foi Sintra que Ernesto Neves adotou como sua terra.

Desta forma a exposição “Lembrar Ernesto Neves” é um tributo inegável, idealizada por amigos e familiares do Mestre, que Sintra teve o privilégio de acolher e que muito contribuiu para o desenvolvimento das artes plásticas do Município.

Sobre Ernesto Neves


n. 1941 f. 2009
Lisboa

 

Nascido em Lisboa em 1941, completou os seus estudos na Sociedade Nacional de Belas Artes e na Cooperativa de Gravadores Portugueses.

Foi Professor da disciplina de Desenho Gráfico na Escola Val do Rio – Oeiras – entre 1992 e 1995.

No ano de 2002 foi Membro da Comissão de Avaliação Técnica do Curso de Artes Gráficas da Escola Val do Rio.

Paralelamente à sua atividade como pintor e desenhador, dedicou-se à publicidade, design e às Artes Gráficas, Ilustrou e participou na elaboração de vários livros. Nesta sua atividade destaca-se o seu trabalho como gráfico da XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura (Conselho da Europa), Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.

Desde 1960 expôs regularmente, tendo sido premiado com medalhas de Prata, Bronze e Menções Honrosas.

Possui trabalhos em várias coleções nacionais e internacionais, nomeadamente em França, Canadá, Estados Unidos da América, Áustria, Brasil, Dinamarca e Hungria.

Está igualmente representado na Casa-Museu do Sabugal, Câmara Municipal de Sesimbra, Câmara Municipal de Sintra, Câmara Municipal de Vendas Novas, na Freguesia de Queluz, como arte urbana, é autor de um painel de 6000 azulejos exposto no Hotel Meridien, Instituto Franco Português, First Portuguese Canadian Comunity Center (Canadá), Companhia de Seguros Gan, Bayer Portuguesa, Schering Lusitana, Somincor- Soc. Mineira de Neves Corvo, SA., Real Hospital Português – Brasil – (painel de alusivo ao Prémio Nobel da Medicina, Prof. Dr. Egas Moniz).

Em Coleções Particulares: Dr. Mário Soares (retrato), Dr. Jorge Sampaio (série de telas biográficas), Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva (retrato), Eng.º António Guterres, Dr.ª Edite Estrela, José Saramago (retrato), Dr. Fernando Carlos, Marques de Brito, Dr. Humberto Barbosa, Dr. Pedro Canavarro, Rainer Daehnhardt e Prof. Dr. João Bettencourt da Câmara. Encontra-se representado, para além das atrás mencionadas, em mais de 500 coleções particulares.

Foi ainda agraciado no ano de 1997 com a Medalha de Prata de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Sintra.

Após 45 anos de carreira faleceu a 28 de setembro de 2009.