Criadores e Musas – Mulheres na Coleção Municipal de Arte
MU.SA – piso 1 | 8 de março e 28 de maio de 2023

Criadoras e Musas

Mulheres na Coleção Municipal de Arte

As mulheres, ao iniciarem o legítimo processo de defesa dos seus direitos quebram barreiras sociais e políticas, atitude esta que se reflete também numa mais alargada intervenção no panorama artístico um pouco por todo o mundo, sobretudo a partir do século XX e, em Portugal, particularmente, após o estabelecimento do regime democrático em 25 de Abril de 1974.

Esta lógica de conquista gradual de um espaço enquanto criadoras está presente na Coleção Municipal de Arte de Sintra, verificando-se um crescimento no número de mulheres artistas nas últimas décadas, por oposição a um nicho residual de obras na primeira metade do século passado.

De artistas mais clássicas, como Alda Machado Santos ou Alice Alves Diogo, à arte contemporânea de Alexandra Nunes, Davina ou Celeste Beirão, passando pelas artistas mais consagradas como Mily Possoz, Dorita de Castel-Branco, Camila Loureiro ou Paula Rego, a presente exposição pretende, sobretudo, aferir dessa mesma presença das mulheres na coleção, ocupando criativamente um espaço onde antes apenas cabia enquanto objeto ou tema. Mas também se abre espaço para esta questão do retrato da figura feminina, encontrando aqui a visão de pintores como Júlio Pomar ou Artur Bual.