UMA VEZ, E OUTRA….E OUTRA VEZ… de Maria João Costa

12 dezembro/20 a 24 janeiro/21 | Espaço Lab Arte - piso 0

Sinopse

A obra de Maria João Costa parte da procura em estabelecer sobre o real, o valor simbólico capaz de criar laço social. Neste sentido, o processo de repetição que decorre no tempo constitui um paradoxo: enquanto o momento da ação é marcado por elementos que perpetuam a continuidade de uma cultura e tradição, subjaz à cultura o valor da contingência que nos permite viver o eterno retorno do mesmo. Desta relação espacial e psíquica, vigora a marca do desejo, via significante, que não cessa de se reinscrever…

Dados Biográficos

n.1980

Açores, Ponta Delgada

Vive e trabalha entre Lisboa e Ponta Delgada.

A sua atividade artística iniciou-se em 2016, e a natureza do seu trabalho assenta sobretudo em questões relacionadas com o paradoxo da repetição, e os seus possíveis desdobramentos

Formação Académica:

2020 Licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).

Exposições:

2020 Jeune Création Européenne (JCE), Science and Art Center - Brewery,. Cécis, Latvia.

(Coordinators: Alberto di Gennaro; Tina Petersone)

2020 Contemporary Textile Art Biennial - Contextile 2020, Palácio Vila Flor, Guimarães, Portugal. (Jury: Lala de Dios; Janis Jefferies; Rosa Godinho; Jorge Costa; Cláudia Melo)

2020 Jeune Création Européenne (JCE), Kunstbygningen i Vra. Vra, Denmark. (Coordinator: Henrik Godsk)

2020 A Alquimia, Centro Cultural do Morgado. Arruda dos Vinhos, Portugal.

2019 Jeune Creation Europeenne (JCE), Salon D`Art Contemporain - Le Beffroi. Montrouge (Paris), France. (Coordinators: Ami Barak; Marie Gautier)

2019 Tempus, Galeria da Fundação Caixa de Crédito Agrícola. Leiria, Portugal.

2019 Novos Caminhos, Centro Cultural Gil Vicente. Sardoal, Portugal.

2019 IX Bienal de Pintura Joaquim Afonso Madeira. Lisboa, Portugal.

2019 Património Imaterial, Centro de Estudos Padre João Maia. Vila de Rei, Portugal.

2018 3ª Edição Prémio Paula Rego, Casa das Histórias Paula Rego. Cascais, Portugal. (Júri: Paula Rego) (cat.)

2015 GAB-A X (Galerias Abertas), FBAUL. Lisboa, Portugal.

Atribuições:

2019 Representação portuguesa na Biennale D´Art Contemporain - Jeune Creation Européenne (JCE), 2019/2021, em: França, Dinamarca, Letónia, Roménia, Itália, Espanha e Portugal (Museu Amadeo de Souza Cardoso)

2019 Primeiro Prémio da 3ª Edição À Descoberta do Mestre. Sardoal, Portugal. (Elementos do Júri: Laura Afonso; Carlos Vicente; Rita Gaspar Vieira).

2019 Menção Honrosa da 4ª Edição do Prémio Martins da Costa. Penacova, Portugal.

2016 Menção Honrosa da 2ª Edição do Prémio António Dacosta. Secretaria Regional da Educação e Cultura, Açores, Portugal. (Elementos do Júri: José Luís Porfírio; Duarte Melo; Urbano Resendes).

Catálogo:

Rego, Paula; Alfaro, Catarina; Reis, Vitor dos, 3ª Edição Prémio Paula Rego (2018). Cascais: Fundação D. Luís I, Casa das Histórias Paula Rego. Portugal (ISBN: 978-989-