MARIA LUZ
Pintura
03 de maio a 08 de junho de 2024 | Galeria Municipal Casa Mantero
A Place to Play apresenta uma série de pinturas que retratam vários objetos, brinquedos e lugares relacionados com a infância e que, através de um jogo com a pintura a óleo, transportam consigo uma mensagem originária da idade adulta. Em See You at the Windmill (2023), é representado um "ponto de encontro" de duas personagens interiores – a criança e a adulta –, que combinam encontrar-se junto a um moinho, um espaço comum às duas realidades. Na obra
Battlefield (2023), os jogadores da tradicional mesa de matraquilhos desaparecem e o campo de batalha é substituído por uma mancha de luz e sombra vermelho sangue.
As cores fortes puxam-nos para a infância, ao mesmo tempo que os jogos de sombra nos obrigam a estar no presente – atentos – sobrepondo duas realidades distintas. Estas pinturas não têm data ou lugar. Carregam apenas cor, muita luz, esperança em tudo e qualquer coisa, enquanto o abstrato, o surreal e o real comunicam entre si.
O título A Place to Play torna-se também num jogo de realidades, onde o verdadeiro lugar para brincar é, tão só e apenas, a Pintura.
Sobre a autora
n.1999
Maria Luz é uma artista visual que investiga a solidão no dia-a-dia da cidade. O seu trabalho retrata a busca pela beleza em objetos e lugares abandonados, usando a luz e a cor como portas para paisagens nostálgicas.
Trabalha essencialmente a pintura a óleo, a fotografia analógica e, mais recentemente, a joalharia.
A artista tem participado em várias exposições em Portugal e em 2022 ganhou o Prémio Arte Jovem da Carpe Diem e do Millennium BCP. Em 2021 terminou a Licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, tendo passado pela Licenciatura em Design Industrial da ESAD.CR. Entre fevereiro e junho de 2020, estudou na University of Ljubljana Faculty of Arts, Eslovénia, integrado no programa Erasmus.
Exposições e Prémios (seleção):
2024 – Residência artística A Guerra e a Paz, ATE produções, Guarda;
2023 – Inventar a Realidade Brincando, Galeria Municipal Jovem, Vila Franca de Xira;
– Corrente de Ar Volume III, Lisboa;
2022 – São ou Não, Galeria de São Mamede, Lisboa;
– Bienal de Arte Internacional de Vila Verde, Vila Verde;
– Festival Iminente, parceria PLA ARTE, Lisboa;
– Exposição de finalistas da licenciatura em Pintura, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa;
– Havemos de ir ao futuro!, Zet Gallery, Braga, 2022;
2021 – Menção Honrosa em Pintura, XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra, D. Fernando II, MU.SA – Museu das Artes de Sintra, Sintra;
– Finalista de Pintura, MOSTRA 2021, Fundação da Juventude, Vila Nova de Gaia;
– Prémio Árvore das Virtudes, Porto, 2021;