Fundação Renato de Albuquerque com acesso gratuito a alunos e munícipes de Sintra

Na sequência do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Sintra e a Fundação Renato de Albuquerque, foram estabelecidas condições de acesso gratuito a este equipamento por parte dos munícipes e dos alunos das escolas da rede pública do concelho de Sintra.

Ao abrigo deste acordo, foi estabelecida a realização de visitas monitoradas destinadas a 200 alunos por mês, organizadas em grupos de até 50 participantes por semana. Estas visitas decorrem preferencialmente às terças-feiras, entre as 10h00 e as 12h00, podendo, a título excecional, ser agendadas à quarta-feira, mediante marcação prévia através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O protocolo celebrado prevê ainda a isenção de pagamento de ingresso aos domingos de manhã para os munícipes de Sintra, com um limite de 200 entradas por mês, repartidas por grupos de até 50 pessoas por domingo. Os interessados devem realizar a sua pré-reserva diretamente junto do museu, através do número de telefone 21 923 13 70.

Situada na Quinta de São João, no Linhó, a Fundação Renato de Albuquerque é dedicada à cerâmica chinesa, acolhendo a prestigiada Coleção Albuquerque, composta por mais de 2.600 peças reunidas ao longo de 60 anos. Esta coleção é considerada uma das mais importantes do mundo no domínio da porcelana chinesa das dinastias Ming e Qing, tanto imperial como de exportação.

Algumas das peças da coleção já foram exibidas em instituições de renome internacional, como o Metropolitan Museum of Art (Nova Iorque) e o Victoria & Albert Museum (Londres), entre outras.

A fundação pretende celebrar as ligações culturais e comerciais entre o Oriente e o Ocidente, com Portugal como protagonista histórico. As exposições permanentes terão uma abordagem curatorial inovadora, destacando o impacto global da porcelana chinesa e aprofundando o conhecimento do público sobre a sua importância histórica e artística.

Image
Image