Recital por Solistas da

MU.SA

07 de Novembro 2020, 16h00

RECITAL DE HARPA

Camilo Castelo Branco é uma figura incontornável da literatura portuguesa, um dos expoentes da escrita romântica nacional. Não só em Portugal mas em toda a Europa, o romantismo foi um período de grande desenvolvimento tendo legado à posteridade algumas das maiores criações artísticas em todas as vertentes da Arte.

Neste recital poderemos escutar obras musicais de autores contemporâneos do grande escritor português, permitindo-nos uma melhor compreensão do contexto estético da época.

ALBERT ZABEL (1834-1910)
La Source

FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849)
Nocturne Op. 48 n.º 2

ANGELO BOVIO (1824-1909)
 Trovatore - Divertimento Op. 10

FRANZ LISZT (1811-1886)
Nocturne - Liebestraum n.º 3 (transcr. H. Renié)

ELIAS PARISH-ALVARS (1808-1849)
Introdução e Variações sobre temas da ópera "Norma" de Vicenzo Bellini

HARPA
Carolina Coimbra*

Leitura de Poesia de Camilo Castelo Branco**
Paulo Campos dos Reis

Carolina Coimbra, harpa

Carolina Coimbra é natural de Vila Nova de Gaia, Portugal. Colabora regularmente como Solista A com a Orquestra Gulbenkian como músico convidado, e leciona a classe de Harpa na Escola Superior de Música de Lisboa.  Em 2017 obteve uma pós-graduação em harpa na Scuola Civica di Musica Claudio Abbado, Milão, na classe de Irina Zingg. Entre 2010 e 2015 estudou na Universidade de Artes de Zurique (ZHdK) com Sarah O’Brien, Irina Zingg e Catherine Michel, tendo obtido a licenciatura e o diploma de Master of Arts in Music Performance, com Especialização em Performance Instrumental, Orquestra. A sua participação regular no HarpMasters Academy levou-a a trabalhar com harpistas reconhecidos, como Milda Agazarian, Mara Galassi, Germaine Lorenzini, Isabelle Moretti, Petra van der Heide, Luisa Prandina, Fabrice Pierre, Marielle Nordmann, entre outros. Carolina colabora regularmente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música entre outras. Integrou a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo na temporada de 2017 e na temporada 2014-2015 colaborou com a Phillarmonia Zurich (Ópera de Zurique). A sua atividade como solista inclui a participação em festivais como, In Spiritum Festival de Música do Porto, XI Rio Harp Festival (Portugal), 12th World Harp Congress (Australia), Arpissima Salvi (Itália), Salsomaggiore Harp Festival (Itália), HarpWeek Uppsala (Suécia), 2º Ciclo de Harpa Internacional do Porto (Portugal). Foi a convidada da Young Celebrity Master na 9º edição do HarpMasters Festival (Suíça). Apresentou-se a solo com a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Metropolitana de Lisboa.Dedica-se também à música de câmara, tendo participado nos concertos Solistas da Gulbenkian e Solistas da Metropolitana. Apresenta-se regularmente com o trompista Gabriele Amarù e com o flautista Nuno Inácio. Participou na gravação do álbum “Chamber Music I” (2019), do compositor Vasco Hugo Reis na obra Transparent(e) para flauta, viola e harpa.Carolina venceu vários prémios internacionais como, Suoni d’arpa 2017 (2º Prémio), XXVI Concorso Riviera della Versilia D.Ridolfi 2017 (2º Prémio), 18th International Competition Petar Konjovic 2013 (1º Prémio), 4° Concorso Internazionale di Arpa Marcel Tournier 2012 (1º Prémio), entre outros. Na temporada 2019/2020, Carolina Coimbra integra a lista de nove jovens músicos agraciados com bolsa de estudo no curso de formação profissionalizante Professione Orchestra nascido da parceria entre a Orchestra Sinfonica Nazionale della RAI e a Accademia di Música di Pinerolo.

*Solista convidada
**Colaboração com Musgo - Produção Cultural