ORQUESTRA MUNICIPAL DE SINTRA – D. FERNANDO II

Centro Cultural Olga Cadaval

30 de dezembro 2020, 21h00

Direção: Cesário Costa
A Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II apresenta neste concerto que celebra a época natalícia, um programa com duas emblemáticas obras, tradicionalmente associadas a esta quadra: os bailados O Quebra Nozes e O Lago dos Cisnes, ambos de Tchaikovsky. No concerto, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, serão interpretadas duas suites constituídas por excertos dos dois bailados.

Tchaikovsky, um dos grandes compositores do romantismo e um nome maior na história da música, começou a escrever O Lago dos Cisnes em 1876, tendo a obra estreado em 1877 no famoso Teatro Bolshoi, em Moscovo. Apesar da estreia ter sido um fracasso, o bailado conquistou o público ao longo das décadas seguintes sendo hoje um dos mais populares Ballets, com a sua música emocionante e arrebatadora.

O Quebra Nozes, estreou alguns anos mais tarde, em 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo. Em síntese, o bailado descreve um sonho fantasioso da jovem Clara, enquanto esta dorme, numa noite de Natal. Tal como em O Lago dos Cisnes, O Quebra Nozes está repleto de temas musicais que rapidamente se popularizaram mundialmente.

Neste último concerto de 2020, é com a grande música de Tchaikovsky que a Câmara Municipal de Sintra e a sua Orquestra desejam a todos um Feliz Natal.

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY (1840-1893)

O LAGO DOS CISNES, Suite Op. 20a

Direção musical
Cesário Costa

Cesário Costa | Diretor Artístico e Maestro Titular

Cesário Costa tem vindo a distinguir-se como um dos mais ativos maestros portugueses da sua geração. Depois de concluir, em Paris, o Curso Superior de Piano, estudou Direção de Orquestra, completando a Licenciatura e o Mestrado na Escola Superior de Música de Würzburg (Alemanha). Recentemente, obteve o Doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese "Noble et Sentimental: Pedro de Freitas Branco e a problemática da interpretação na música de Maurice Ravel". Em 1997, foi bolseiro do Festival de Música de Bayreuth e vencedor do III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra e, desde então, foi convidado para dirigir inúmeras formações nacionais e estrangeiras. O seu reportório estende-se do barroco ao contemporâneo, incluindo mais de cento e trinta obras em estreia absoluta. Para além da direção de orquestras, tem exercido funções de docência e de programação musical em várias instituições. Foi Presidente da Metropolitana/Associação Música, Educação e Cultura, instituição que gere a Orquestra Metropolitana de Lisboa (da qual foi também Diretor Artístico), a Academia Nacional Superior de Orquestra, a Escola Profissional Metropolitana e o Conservatório da Metropolitana. Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve, da Orquestra Clássica do Sul, da Orquestra Clássica de Espinho, da Orquestra de Câmara Musicare, Diretor Artístico dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto e Maestro Titular da OrchestrUtópica. Paralelamente, assumiu lugares de docente em várias escolas e foi professor na Universidade Católica Portuguesa. É investigador Colaborador do CESEM | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (FCSH-UNL), Diretor Artístico do In Spiritum - Festival de Música do Porto, Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfónica Ensemble, Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Bomtempo e Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II.