Dia Internacional dos Museus

O futuro dos museus: recuperar e reimaginar
Os Museus Municipais de Sintra associam-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus sob o tema: : O futuro dos museus: recuperar e reimaginar.
 
Casa-Museu Leal da Câmara
18 de maio | 10h00 e 14h00
Assinalando-se o Dia Internacional dos Museus, propõe-se a realização da atividade lúdico-didática para grupos escolares e famílias intitulada “À Descoberta do Tesouro”.

18 de maio | 15h00 
Visita exploratória à exposição temporária “Desenhos de Casas e de Mobiliário da autoria de Mestre Leal da Câmara”.
Atividades sujeitas a marcação prévia.


Museu de História Natural de Sintra
14 de maio | 10h00
Abertura da exposição temporária de Minerais “As Cores da Terra e da Paleta do Homem”.
Os minerais são formações naturais que apresentam características físicas que os distinguem entre si. A cor, o brilho e o traço são algumas dessas características, as mesmas, que também marcam as obras de Miguel Barbosa. Esta é uma exposição que pretende cruzar a força da matéria prima com a força da inspiração do artista.


Museu Anjos Teixeira
18 de maio | 10h00 e 14h00
Esculpindo o Futuro – Visita orientada seguida de ateliê
Com os olhos postos no passado e no futuro das esculturas, vamos criar obras com materiais reciclados onde o inimaginável se torna possível.
Atividade sujeita a marcação prévia.


Museu Ferreira de Castro
18 de maio | 10h00 às 18h00
Visita guiada à exposição permanente.


MU.SA – Museu das Artes de Sintra
18 de maio | 10h00 e 14h00
Quente e Frio”
Após visita guiada e com base na série de serigrafias de Dorita de Castel Branco representativas das 4 estações do ano, será criado um ateliê de expressão plástica, onde se facultam cópias para preenchimento com as cores contextualizadas a cada época do ano. Cores frias – outono/inverno e cores quentes – primavera/verão. De seguida, aproveitando o seu formato circular, as serigrafias irão resultar em vistosos medalhões, indo assim de encontro a outra técnica explorada pela multifacetada artista.
Atividade sujeita a marcação prévia.
Público alvo: 1º, 2º e 3.º ciclos


Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
18 de Maio, 10h30, 14h30 e 16h30
Visita guiada à exposição «Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano», por Alexandre Gonçalves e Ricardo Campos
No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus propomos uma visita guiada à mais recente mostra do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.
As peças expostas resultam dos trabalhos que decorrem no Sítio do Alto da Vigia, que a equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Sintra tem vindo a realizar desde 2008 até aos dias de hoje.  Ao longo de mais de uma década de escavações arqueológicas foi possível reencontrar e caraterizar alguns aspetos do Santuário Romano consagrado ao Sol e ao Oceano, descoberto acidentalmente no início do século XVI, constituindo a primeira descoberta arqueológica feita em Portugal. Desta exposição destacam-se os altares consagrados ao Sol e ao Oceano, bem como significativos elementos arquitetónicos, que facilmente nos transportam para a grandiosidade deste Santuário único – no âmbito do Império Romano –, que se encontra diretamente relacionado com os cultos astrais.
Público-alvo: Público em Geral;
Acesso: Gratuito, mediante marcação;
Mais informações: 21 923 86 08 ou dbmu.masmo.coordenacao@cm-sintra.pt