Fim de semana mágico em Sintra com música, teatro e tradições natalícias
A Câmara Municipal de Sintra preparou um fim de semana com uma programação cultural diversificada, dirigida todas as idades, que inclui iniciativas natalícias, espetáculos, concertos, atividades para famílias e propostas culturais em vários espaços do concelho.
Entre os destaques, o evento “Sintra Mágica – Era uma vez um Natal mágico” assume um papel central, com animação contínua no Terreiro do Palácio Nacional de Sintra, onde o público pode visitar o mercado de Natal, stands temáticos, a Casa do Pai Natal, carrossel e comboio de carril tradicional, bem como assistir a contos, espetáculos musicais, animação circense, atividades temáticas e ateliers pedagógicos.
O espaço estará aberto das 11h00 às 19h00 ao longo do fim de semana, e contará com a atuação de Bicharocos Rock Banda, no dia 20 de dezembro, e do Grupo Bandolinista, no dia seguinte, ambos pelas 17h00.
O Palácio Nacional da Pena proporciona ao público uma experiência única através de uma iluminação cénica especial, que convida a redescobrir este monumento em ambiente noturno. As visitas noturnas decorrem entre as 18h00 e as 21h00, com entrada gratuita no Parque da Pena já esta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de dezembro, e nos próximos dias 26 e 27 e dezembro.
O Paço dos Ribafria, no coração da Vila de Sintra, será palco para o concerto “Harmonias da Noite Santa” no dia 19 de dezembro, pelas 18h00, com entrada gratuita e integrado na programação “Sintra Mágica - Era uma vez um Natal mágico”.
Nos dias 20 e 21 de dezembro, a BYfurcação Teatro apresenta, no Centro Cultural Olga Cadaval, o espetáculo de Natal “Mais Outro Espetáculo de Natal!!?”, em sessão dupla às 11h00 e às 15h00, com entrada gratuita. Esta produção é uma paródia divertida e emocionante dos tradicionais espetáculos e musicais de Natal, e que promete encantar miúdos e graúdos.
No sábado, dia 20 de dezembro, pelas 16h00, este equipamento municipal recebe o tradicional concerto de Natal, pela Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II, que já se encontra esgotado.
Pelas 21h00, é a vez da Banda da Sociedade Filarmónica de Nossa Senhora da Fé do Monte Abraão atuar no salão da Igreja de Nossa Senhora da Fé do Monte Abraão para apresentar um concerto natalício.
No dia seguinte, às 16h30, a Sede da Coletividade Montelavar é palco para um concerto de Natal pela Banda da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense. Já pelas 17h30, a música faz-se sentir na Igreja de São José Algueirão, com o “Concerto de Natal 2025” - Cantata de Natal – Karl Jenkin, pelo Coral Allegro.
Paralelamente, várias exposições temporárias podem ser visitadas. Entre elas, “Onde Nasce o Natal”, patente até 10 de janeiro na Biblioteca Municipal de Sintra – Galeria Casa Mantero; “Mily Possoz. Uma poética do espaço”, no MU.SA – Museu de Artes de Sintra, até 1 de fevereiro; e “Reflections”, de Mónica Capucho, também neste equipamento municipal, até 15 de fevereiro.
Outras propostas incluem “Entre o Egeu e o Mar Jónico” no Museu de História Natural de Sintra, “Leal da Câmara e a Arte do Desenho” na Casa-Museu Leal da Câmara, e “A Coleção de Cunha e Costa: Um Portugal que nos Une”, no Museu Ferreira de Castro.




