Festival Periferias em destaque este fim de semana

Este fim de semana Sintra continua a ser uma excelente opção para visitar. Os destaques vão para a 8.ª Edição do Festival Periferias e os festejos carnavalescos que se realizam pelo concelho.

A exposição “As Batucadeiras de Cabo Verde” é o mote para a abertura de mais uma edição do Festival Internacional de Artes Performativas - PERIFERIAS, que está patente de 28 de fevereiro a 17 de março no MU.SA – Museu das artes de Sintra.

No âmbito do Festival Periferias, o Centro Cultural Olga Cadaval recebe no dia 1 de março, pelas 21h30, The BLKBRDS & JUKEBOX CREW para um espetáculo de música e dança. No mesmo dia, associado a este espetáculo, os dois grupos realizam dois workshops de dança às 15h30 e 16h30, com alguns dos melhores bailarinos e coreógrafos nacionais de streetdance.

No dia 2 de março, às 21h00, a Quinta da Ribafria será palco para a peça de teatro “Ah! Minha Dinamene!”, do Teatro Estúdio Fontenova, no âmbito do Festival Periferias.  A história fala sobre as mulheres que não podiam fugir às inevitabilidades da sobrevivência, abandonadas e obrigadas a escolher entre a fé e a prostituição.

O domingo é dia de Cabo Verde e o Auditório da Junta de Freguesia de Casal de Cambra recebe a peça de teatro “Menos Um”, uma adaptação da obra literária “Contra Mar e Vento”, de Teixeira Sousa, representada pela Fladu Fla de Cabo Verde, às 16h00. Após o espetáculo, pelas 17h30, as “Batucadeiras de Cabo Verde” realizam um espetáculo de música e dança que prolonga a festa da celebração Cabo-verdiana.

O Grupo União Recreativo e Desportivo MTBA organizam o tradicional carnaval de 2 a 5 de março, com música, bailes e concursos de máscaras, na sede da coletividade, bem como o desfile de carros alegóricos e figurantes trajados pelas ruas das aldeias de Magoito, Tojeira, Bolembre e Arneiro dos Marinheiros. A realização desta comemoração conta com a colaboração dos habitantes como figurantes, acompanhantes e colaboradores na execução dos trajes e carros alegóricos.

As vilas de Pero Pinheiro e Montelavar, nos dias 3 e 5 de março, vão ser palco do tradicional e grandioso desfile de Carnaval. A marcha tem inicio às 15h00, no edifício multiusos de Pero Pinheiro, e irá levar a animação às principais avenidas desta zona do concelho.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas organiza uma surpreendente visita noturna, no próximo sábado, dia 2 de março, às 21h00, 22h00 e 23h00. Em torno desta festa popular, o museu propõe uma visita animada por figuras de época, integrando-a com os monumentos em exposição e com as crenças que mergulham fundo na Antiguidade.

Os campos de Futebol do Atlético Clube do Cacém e do Sporting Clube de Vila Verde, acolhem no dia 3 de março, a partir das 15h00, a primeira temporada do “Campeonato de Futebol – Sintra – Seniores/Veteranos 2019”.

Cerca de 500 jovens futebolistas participam no “II Torneio Sintra Foot”, torneio de futebol de formação, nos dias 2, 3 e 5 de março, nos campos de futebol do Sport União Sintrense, situados na Portela de Sintra e na localidade das Lameiras.

A prova “Rio de Mouro Cross Run – 5º Grande Prémio Carlos Correia”, realiza-se no próximo dia 2 de março, no Parque Urbano Rinchoa – Fitares, a partir das 14h30, e será a terceira da temporada de 2018/2019 do Troféu “Sintra a Correr”.

A Galeria Municipal – Casa Mantero recebe a exposição de pintura de André Kano, que estará patente de 2 de março a 4 de maio. Tal como um poeta, é na tela que, André Kano, mostra o seu lado mais emotivo: rima com as cores e texturas, molda com a luz muito mais do que os sentidos podem captar.

No mês de visita ao mundo de Tomi Ungerer, a Casa dos Hipopómatos dinamiza um workshop/jogo para famílias a partir dos livros “Os Três Bandidos” e “Onde Está O Meu Sapato?”, no dia 2 de março, às 15h00.