
Exposição “Traços de Humanidade” no MU.SA
A Câmara Municipal de Sintra recebe a exposição “Traços de Humanidade. A obra de Moita de Macedo em diálogo com os Cristos do Museu de Sousel”, que estará patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, de 23 de julho a 28 de setembro, com entrada livre.
A exposição propõe uma reflexão profunda sobre o percurso artístico de Moita Macedo (1930–1983). A sua experiência como pintor amador levou-o a uma longa pesquisa no campo concetual, nas rotinas de representação e no ensaio da matéria e dos seus usos. Este percurso conduziu-o a uma gradual abstração do representado, distanciando-se progressivamente da figuração. No entanto, quando confrontado com o real e, em particular, com as preexistências da história da arte, Moita Macedo seguiu um caminho inverso, onde o real se tornou o ponto de chegada e a diafanização o ponto de partida.
Moita Macedo encontrou na figura de Cristo a matéria simbólica para traduzir o seu caminho de aproximação à humanidade. A exposição recria este percurso com recurso a obras do Museu dos Cristos de Sousel – uma coleção singular que guarda representações tridimensionais da figura de Cristo, muitas delas próximas das referências que inspiraram o artista.
“Traços de Humanidade” convida todos os visitantes a uma leitura sensível da criação artística de Moita Macedo, onde a arte se revela como espaço de aproximação e revelação da condição humana.
Saiba mais sobre o MU.SA, AQUI.