Entrega dos Prémio Ferreira de Castro e António Torrado e Maria João Fontainhas
A Câmara Municipal de Sintra entregou, esta sexta-feira, os Prémios Literários Ferreira de Castro e António Torrado e também o Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontainhas.
Durante o evento, Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, felicitou os vencedores pelos “riquíssimos textos que nos trouxeram” e destacou que, desde o início do seu mandato, “a cultura sempre foi uma prioridade, enquanto forma de conhecimento que reflete sonhos e expectativas”. O autarca sublinhou ainda: “Sintra é, e sempre será, uma terra de cultura, e esta celebração é uma forma de valorizarmos e reconhecermos a riqueza cultural do concelho.”
O Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2023 foi entregue a Nuno Amado, pelo original “Diário de um Morto”, um conjunto de contos com densidade existencial, servidos por uma inteligente ironia e um estilo vivo e escorreito.
Nuno Amado, natural de Lisboa, é professor universitário e psicanalista, autor de livros na sua área de formação, além de ficcionista, com três obras publicadas, tendo sido finalista do Prémio Leya, em 2019.
“Filas de Sonhos”, de Rita Sineiro, foi o livro infantojuvenil que obteve o Prémio António Torrado editado no biénio de 2021-2022, na sua primeira edição.
De acordo com o júri, o livro expõe o “problema candente dos refugiados abordado de forma inteligente e metafórica, sem ceder a didatismos nem a facilitismos literários, em que não está ausente uma suave ironia aliada ao humanismo, característica que evoca o patrono do Prémio”.
Rita Sineiro, natural do Porto, é escritora e mediadora cultural. Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos, possui também uma pós-graduação em Livro Infantil e é certificada como mediadora cultural nesta área.
O Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontainhas 2024 elegeu a obra original de Renato Pino “Uma Questão Moral”.
O vencedor do prémio é formado pela Escola Profissional de Teatro de Cascais, no ramo de interpretação. Colabora com o Teatro Experimental de Cascais desde 2008, tendo feito autores nacionais e internacionais em mais de 30 peças, maioritariamente dirigidas por Carlos Avilez. Trabalhou ainda, de 2012 a 2024, na Escola Profissional de Teatro de Cascais, como assistente da disciplina de Interpretação e FCT, lecionadas por Carlos Avilez, João Vasco e Ana Nave.
A Câmara de Sintra promove o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa e o Prémio António Torrado de Literatura Infanto-Juvenil com o objetivo de dinamizar e estimular a criação literária do concelho, e homenagear o grande romancista Ferreira de Castro e o dramaturgo António Torrado.
Já o Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontainhas, promovido pela autarquia em parceria com o Chão de Oliva, foi instituído para divulgar as artes do espetáculo em Portugal e contribuir para a renovação e o aparecimento de novos criadores. O galardão, bienal, destina-se a projetos inéditos de teatro, dança, marionetas, música ou transdisciplinares.