Dia da Mulher é assinalado em Sintra com exposição e concerto

A Câmara Municipal de Sintra assinala o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, com uma exposição e um concerto no MU.SA – Museu das Artes de Sintra.

A exposição “Criadoras e Musas – Mulheres na Coleção Municipal de Arte”, de entrada livre, reúne trabalhos de 70 artistas e pode ser visitada de 8 março a 28 de maio neste museu municipal.

De artistas mais clássicas, como Alda Machado Santos ou Alice Alves Diogo, à arte contemporânea de Alexandra Nunes, Davina ou Celeste Beirão, passando por artistas mais consagradas como Mily Possoz, Dorita de Castel-Branco, Camila Loureiro ou Paula Rego, a exposição pretende aferir a presença das mulheres na Coleção Municipal de Arte e o lugar que ocupam criativamente num espaço onde antes apenas cabiam enquanto objeto ou tema.

Já no dia 12 março, pelas 17h00, ainda sob o mote do Dia Internacional da Mulher, o MU.SA recebe o concerto de música clássica “Mulheres Compositoras: Territórios Desconhecidos” numa homenagem às mulheres do mundo musical. O concerto fará uma viagem pelo tempo através da interpretação de obras de compositoras do sec. XIX até à atualidade, incluindo a compositora portuguesa contemporânea, Anne Victorino d’Almeida.

Com interpretação de Nélson Nogueira (violino), Margarida Prates (piano) e Abel Gomes (violoncelo) o concerto dá inicio com o Romance para violino e piano de Amy Beach, o violoncelo e o violino apresentam a obra de Anne Victorino d’Almeida, encerrando ao som do trio de piano e cordas de Clara Schumann.

A entrada para o concerto é gratuita, mas limitada à lotação disponível. Reserva de bilhetes para o espetáculo via correio eletrónico, para o Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Amy Beach, Romance para violino e piano

Anne Victorino d’Almeida, Breves & breves para violoncelo e piano