Descubra as novas atividades dos Museus Municipais de Sintra para abril

A Câmara Municipal de Sintra apresenta nos seus Museus Municipais uma programação variada de atividades ao longo do mês de abril.

Exposições, circuito de xadrez e clube de leitura são algumas das atividades promovidas pela autarquia.

O MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas acolhe o circuito de xadrez, uma oportunidade para explorar a história do jogo, experimentar outros jogos de tabuleiro antigos e participar num torneio.

O MFC - Museu Ferreira de Castro organiza uma nova sessão de “Clube de Leitura”, desta vez subordinado ao livro “Autobiografia de Jesus”, de Miguel Real.

Este mês oferece ainda a oportunidade de explorar diferentes mostras culturais, conhecer novas perspetivas artísticas e aprofundar o conhecimento sobre temas históricos e contemporâneos.

Conheça os Museus de Sintra e verifique os contactos, AQUI.

 

PROGRAMA

 

MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

ATÉ 31.MAI | Exposição “Dez histórias de liberdade – De escravo a liberto em época romana”

A história de Roma é sinónimo de conquista e de império. Num regime que baseou o seu poder na subjugação do outro, há histórias de sobrevivência, de adaptação, de felicidade e até de vitória. A presente exposição, cedida pelo Museu de Lisboa – Teatro Romano, dá a conhecer algumas destas histórias, que tiveram palco neste mesmo cenário há quase 2000 anos.

A escravatura, ou servidão, termo mais correto para a época romana, é um fenómeno que abarca grande diversidade de situações, sendo bastante diferente dos regimes esclavagistas de épocas posteriores. É esse panorama distinto que se oferece ao longo desta mostra, enaltecendo-se a liberdade conquistada, através de histórias de homens e mulheres que deixaram escritos na pedra os seus nomes e ações.

No MASMO, esta mostra surge interligada com a própria exposição permanente, dando a conhecer “histórias” de escravos e libertos romanos que viveram no nosso território, à época – há quase 2000 anos – nos campos agrícolas da cidade romana de Olisipo.

 

12.ABR | Circuito de Xadrez 2025

A Academia de Xadrez de Portugal tem como objetivo a promoção, o ensino e a prática do xadrez, e este evento terá duas vertentes, uma formativa e outra competitiva. No período da manhã, entre as 10h00 e as 13h00, todo o público interessado – inclusive famílias – será convidado a aprender as regras deste jogo estratégico, sendo instalado para esse fim, no exterior do museu, um jogo de tabuleiro gigante.

Pelas 12h00 será realizada a visita temática «ALEA IACTA EST – A Sorte está lançada», onde o público será convidado a viajar no tempo – com início na época clássica – conhecendo, e até mesmo experimentando, jogos de tabuleiro de pedra, alguns com muitas centenas de anos, muitos deles descobertos em escavações arqueológicas.

No período da tarde, será organizado um torneio aberto a qualquer jogador.

Destinatários: Público em geral, gratuito.

 

19.ABR, 15h00 | Oficina educativa “Ludi Cereales – Vem decorar ovos para Ceres!”

Será dado a conhecer um pouco da História e das curiosidades de uma das principais festas do ano – a Páscoa. Na Antiga Roma e nesta precisa época do ano, ofereciam-se a Ceres – a principal deusa que tutelava o «renascimento» da Natureza por ocasião do despontar da Primavera – ovos, símbolo de fecundidade, de fertilidade e do próprio mundo, que a deusa tinha de novo enriquecido com a germinação dos cereais.

No final desta atividade, todos vão compreender que muitos dos costumes atuais têm a sua origem nos festivais pagãos da Antiguidade Greco-Romana, e como esta velha prática passou a fazer parte de uma das mais importantes celebrações do Ano Cristão.

Destinatários: Famílias com crianças dos 5 aos 12 anos, gratuito, mediante marcação para o telefone 21 923 86 08.

 

MHNS – Museu de História Natural de Sintra

Exposição Temporária “Mostra da Coleção de Minerais do Museu de História Natural de Sintra” (Coleção Miguel Barbosa)

Exposição composta por 12 vitrines com minerais que representam as diferentes classes (elementos nativos, sulfuretos e sulfossais, óxidos e hidróxidos, halogenetos, carbonatos, fosfatos, sulfatos, tungstatos e silicatos).

Destinatários: Público em geral.

  

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

ATÉ 08.MAI |Exposição “Caminho da água e da pedra”

"Caminho da água e da pedra" é um ciclo criativo em que o artista romeno utiliza os seus temas preferidos, rochas – elemento estático, e água – elemento dinâmico, numa série de trabalhos realizados na técnica japonesa Nihonga, inspirados nas paisagens da costa atlântica portuguesa, que Roland Pangrati transforma em composições conceituais, quase abstratas. O artista junta fragmentos da realidade, por vezes reconhecíveis, com perspetivas imaginárias elaboradas, poéticas e místicas, apresentando a coexistência das rochas e da água do oceano em momentos de acalmia harmónica.

Destinatários: Público em geral.

 

Até 19.ABR | Exposição Temporária “Coleção Camoniana de Carvalho Monteiro no 5º Centenário de Luis Vaz de Camões”

Exposição Comemorativa dos 500 anos sobre o nascimento de Luís Vaz de Camões (1524-1580), tendo presente a indissociável e notória ligação de António Augusto de Carvalho Monteiro ao referido poeta, através da sua Coleção Camoniana, uma das maiores do mundo. A Camoniana de Carvalho Monteiro é composta por centenas de volumes luxuosamente encadernados em Portugal e Paris, além de manuscritos e objetos artísticos diversos.

Foram identificados nos últimos três anos, pelo Centro de Estudos da Fundação Cultursintra, muitos dos livros, dos objetos de coleção e de peças de carácter museográfico, que constituíram a Camoniana de Carvalho Monteiro e que se encontravam dispersos em vários locais. Quer os descendentes de Carvalho Monteiro, quer as diversas instituições onde foram identificados objetos pertencentes à Camoniana estão disponíveis para a cedência das peças para a realização da exposição temporária. Na exposição serão integradas peças relevantes da Camoniana da Biblioteca Municipal de Sintra.

Destinatários: Público em geral.

 

CMLC – Casa-Museu Leal da Câmara

Até 11.MAI | Exposição temporária “Leal da Câmara: Colaboração no Miau!, de 1916”

Entre os diversos jornais e revistas portugueses, sobretudo de humor artístico, em que Leal da Câmara colaborou, destacam-se alguns, cuja importância no panorama jornalístico, artístico e político do Portugal de então, foi deveras notória.

A presente exposição dá a conhecer a colaboração artística de Leal da Câmara no jornal portuense Miau!, o qual conheceu a edição de 19 números, publicados entre 21 de janeiro e 26 de maio de 1916, cujas capas são inteiramente da autoria do Mestre, tal como muitos desenhos insertos no interior dos exemplares da publicação.

Por fim, importa salientar que no jornal Miau! Reinou sempre o protesto e a contestação contra os erros dos homens, assumindo-se abertamente o hebdomadário como ‘um grito assanhado que deixa atrás de si um eco de insatisfação’.

Como atividade complementar da Exposição será disponibilizada durante o decurso da mesma a Atividade Educativa intitulada ‘Um Cartaz para o Miau’, em que cada participante, à semelhança de Leal da Câmara, irá fazer a sua proposta pessoal para o terceiro cartaz do jornal portuense Miau! Tendo sempre como tema base um gato.

Esta atividade destina-se, sobretudo, ao público escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Destinatários: Público em geral.

 

MFC – Museu Ferreira de Castro

04.ABR, 18h00 | Clube de Leitura. Livro: “Autobiografia de Jesus”, de Miguel Real

“Uma autobiografia que toma a voz do Filho de Deus e fala até daquilo de que os Evangelhos não falam: do que foi a sua vida familiar, a sua aprendizagem, as suas revelações, a sua conduta com as mulheres e, sobretudo, a sua tremenda solidão.”

Destinatários: Público em geral.

Image
Image