Cultura Rom em destaque no LEFFEST

O LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival celebra a cultura Rom com um programa especial dedicado às suas diversas manifestações artísticas, no dia 14 de novembro, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Pelas 11h00 será exibido o filme “A Night of Knowing Nothing”, de Payal Kapadia. Realizado em 2021, este filme encontra-se na Seleção Ofical – Em Competição desta 15.ª edição do festival. Filme epistolar, manifesto político, “A Night of Knowing Nothing” é, também, uma obra em defesa do cinema, de um cinema livre, que vibra de mágoa e de cólera, dando-nos conta do que está a acontecer hoje na Índia, cruzando realidade com ficção, sonhos, memórias, fantasias e ansiedades.

O filme “Unter Den Brettern Hellgrünes Gras”, de Karin Berger, será exibido às 15h00 seguido do filme “Being Gipsy”, de Peter Nestler.

Após a apresentação destes dois filmes tem um debate sobre “O genocídio dos Roma durante a Segunda Grande Guerra”, com Irene Pimentel, Karin Berger, Herbert Heisse e outros convidados.

Lançado em 2005, em “Unter Den Brettern Hellgrünes Gras” a artista Ceija Stojka fala sobre o horror das suas experiências nos campos de extermínio nazistas com uma franqueza intransigente e uma presença vital.

Por sua vez, “Being Gipsy” retrata a perseguição e o genocídio de que foi alvo a comunidade Rom, durante o Nazismo e também depois da guerra, designadamente na Alemanha e Áustria.

Seguidamente, às 19h00, é apresentado o documentário “Ceija Stojka”, de Karin Berger, que contará com a presença da realizadora. O documentário Ceija Stojka de Karin Berger é um retrato da autora, pintura e artista Rom austríaca Ceija Stoja que reconstrói a sua biografia, desde a infância nómada até ao período em que assenta a sua vida em Viena. 

O melhor da sétima arte está de regresso a Sintra com o LEFFEST - Lisbon & Sintra Film, de 10 a 21 de novembro, este ano com destaque pela celebração da Cultura Rom.

 

Saiba mais AQUI.

 

Image
Image