
Colóquio em Sintra destaca a vitivinicultura de Colares como Património Cultural Imaterial
A Câmara Municipal de Sintra organiza o colóquio “Património Cultural Imaterial em Territórios de Vinho”, que terá lugar no dia 17 de outubro, a partir das 09h00, na Adega Regional de Colares.
Este evento insere-se nas comemorações do Dia Internacional do Património Cultural Imaterial, proclamado pela UNESCO, e visa promover o reconhecimento da vitivinicultura tradicional de Colares como Património Cultural Imaterial Nacional (PCI).
O colóquio contará com a presença de especialistas e representantes de diversas entidades, que irão debater temas fundamentais do património cultural imaterial, como as políticas de salvaguarda em Portugal e na UNESCO, a paisagem vitícola da Ilha do Pico, os processos de inventariação em curso, com destaque para as construções em pedra seca na região de Tondela, a vitivinicultura tradicional de Colares e a Rota dos vinhos históricos da região de Lisboa, que inclui Bucelas, Carcavelos e Colares.
Além das mesas redondas, os participantes terão a oportunidade de realizar um percurso interpretativo por uma vinha emblemática em Fontanelas, seguido de uma prova de vinhos. Este colóquio dará também a conhecer o trabalho desenvolvido pela autarquia com vista à futura inscrição da plantação da vinha de Colares em chão de areia na Lista do Património Cultural Imaterial Nacional, promovendo a reflexão e o debate em torno da valorização das práticas vitivinícolas tradicionais.
A participação é livre, mas requer inscrição prévia através de formulário.
Consulte o programa, AQUI.