Casa-Museu Leal da Câmara recebe exposição sobre colaboração do Mestre no jornal Miau!

A Câmara Municipal de Sintra apresenta na Casa-Museu Leal da Câmara, a exposição “Leal da Câmara: Colaboração no Miau!, de 1916’”, que pode ser visitada gratuitamente de 31 de janeiro a 9 de maio.

Entre os diversos jornais e revistas portugueses, sobretudo de humor artístico, em que Leal da Câmara colaborou, destacam-se alguns, cuja importância no panorama jornalístico, artístico e político do Portugal de então, foi deveras notória.

Esta exposição dá a conhecer a colaboração artística de Leal da Câmara no jornal portuense Miau!, órgão do género humorístico, o qual conheceu a edição de 19 números, publicados entre 21 de janeiro e 26 de maio de 1916, cujas capas são inteiramente da autoria de Leal da Câmara, tal como muitos desenhos no interior dos exemplares da publicação.

A publicação teve como principais impulsionadores Guedes de Oliveira, Leal da Câmara e Manuel Monterroso e como colaboradores assíduos, nomes sonantes como André Brun, Aquilino Ribeiro, Gomes Leal, Christiano de Carvalho, Armando Basto, Steinlen, Louis Raemaekers, Balluriau, Guibransou, Lucien Metivet, Paul Iribe, Poulbot, Luis Bagaria, Gustavo Bordalo Ribeiro e Diogo de Macedo.

No jornal Miau! reinou sempre o protesto e a contestação contra os erros dos homens, assumindo-se abertamente o hebdomadário como ‘um grito assanhado que deixa atrás de si um eco de insatisfação’.

O jornal funcionou como um meio de expressão de um grupo de intelectuais republicanos desiludidos, esmifrados pela gula do poder e cansados politicamente do estado de coisas vigente, ameaçando através da publicação o seu grito de alerta Miau!, de garras em riste.

Saiba mais sobre a Casa-Museu Leal da Câmara AQUI.

Image
Image