Câmara de Sintra promove exposição sobre os 120 anos do Eléctrico

A Câmara Municipal de Sintra vai realizar uma exposição comemorativa dos 120 anos do Eléctrico de Sintra, com fotografias desde o início da sua circulação, junto ao seu terminal na Praia das Maçãs, a partir do dia 29 de junho.

A mostra será composta por fotografias do acervo do arquivo municipal, que documentam as viagens únicas do Eléctrico desde o início da sua circulação até aos dias de hoje.

O primeiro troço da linha do Eléctrico de Sintra foi aberto ao público a 31 de março de 1904, entre Sintra (Vila Velha) e São Sebastião de Colares, e só mais tarde, em julho do ano seguinte, é estendida até à Praia das Maçãs.

O Eléctrico de Sintra surgiu como um agente de inovação e progresso que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento económico-social da região de Colares e de todas as povoações que passou a servir.

À frota dos carros motor e atrelados, destinados ao transporte de passageiros, juntava-se um conjunto de vagões afetos ao transporte de mercadorias, produtos agrícolas regionais, dos quais o vinho Colares era o mais expressivo em termos de dinamismo económico.

Atualmente, a linha ferroviária do Eléctrico de Sintra liga a serra ao mar, num percurso de 13 quilómetros. Na viagem, com a duração de cerca 45 minutos, os passageiros podem usufruir de um singular passeio turístico entre a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico.

Saiba mais sobre o Eléctrico de Sintra AQUI.