Câmara de Sintra entregou Prémios de Artes Visuais e do Espetáculo 2022

A Câmara Municipal de Sintra entregou o Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontaínhas a Miguel Falcão pela obra original “As Ressuscitadas”, esta quinta-feira, no Palácio Valenças.

A obra é sobre duas personagens femininas que se conhecem numa situação inusitada e que, durante semanas, passam a conviver num quotidiano inesperado, ao mesmo tempo estranho e de progressivo empoderamento individual.

Miguel Falcão começou por congratular a Câmara Municipal de Sintra pela “criação deste prémio que homenageia uma figura tão importante de teatro de Sintra, que é uma forma de perpetuar o seu nome e o seu trabalho.” “Trata-se também de um prémio que promove Sintra enquanto lugar da cultura e promove a criação artística nas suas diferentes expressões”, salientou o autor.

O texto dramatúrgico inédito de Miguel Falcão foi eleito por unanimidade e considerado pelo júri “um trabalho em termos dramáticos fantástico, muito bem elaborado, que prima pela originalidade e atualidade do tema da violência sobre as mulheres. É uma obra que honra na totalidade a memória da atriz Maria João Fontaínhas."

O Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontaínhas, promovido pela autarquia, em parceria com o Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra, foi instituído para divulgar as artes do espetáculo em Portugal e contribuir para a renovação e o aparecimento de novos criadores. O galardão, bienal, destina-se a projetos inéditos de teatro, dança, marionetas, música ou transdisciplinares.

Ao vencedor deste prémio é atribuído o valor monetário de 5 mil euros e a peça de teatro será colocada em cena no prazo de dois anos pelo Chão de Oliva.

Com este prémio, a autarquia homenageia a atriz pela sua dedicação ao teatro no concelho de Sintra.