Câmara de Sintra dá palco à cultura com mais medidas de incentivo à criação e divulgação cultural

A Câmara Municipal de Sintra aprovou um conjunto de apoios culturais que beneficiam três companhias artísticas locais: Instantâneos, Éter e Valdevinos.

A autarquia aprovou a concessão de um apoio financeiro, no valor total de 40 mil euros, a três companhias artísticas do concelho com iniciativas que vão da participação em festivais internacionais à promoção da literatura portuguesa e da educação ambiental. 

Assim, foi aprovada a concessão de apoio financeiro à Instantâneos - Associação de Teatro de Improviso, com o objetivo de viabilizar a participação da companhia no Festival Internacional de Teatro Cidade dos Anjos, que terá lugar em novembro, na cidade de Santo Ângelo, no Brasil. Reconhecido como uma das mais relevantes plataformas de intercâmbio teatral da América Latina, este festival representa uma oportunidade de projeção internacional para o teatro improvisado português. 

Foi também aprovada a atribuição de um apoio à Éter - Produções Culturais Associação, concretizado na cedência do Grande Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, o Auditório Jorge Sampaio. Este apoio visa a realização dos espetáculos “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, “Memorial do Convento” e “Os Maias”, contribuindo para a valorização e divulgação de obras emblemáticas da literatura portuguesa junto do público geral e comunidade educativa. 

Por fim foi ainda aprovada, nesta reunião do executivo, a aquisição de serviços à Valdevinos - Teatro de Marionetas para a realização de cinco workshops de construção de marionetas e a apresentação de 30 sessões dos espetáculos “Floresta” e “APU e a Fonte da Vida”. Ambas as produções integram o projeto “Floresta”, uma iniciativa de reconhecido mérito ambiental, educativo e cultural, especialmente concebida para o público infantojuvenil. 

Importa referir que este apoio integra um conjunto mais alargado de medidas, de apoio à criação e promoção cultural que incluem: o PIAP – Programa de Incentivo e Apoio às Artes Performativas, que visa fomentar a criação e difusão cultural no concelho; o Programa de Apoio Municipal aos Festivais de Índole Cultural, lançado em 2024, que veio reforçar o apoio às estruturas culturais locais; e apoios logísticos e extraordinários, atribuídos em função de necessidades específicas e oportunidades de representação do município em eventos internacionais.

O valor total de apoio concedido aos coletivos de teatro do concelho em 2025 ascende a mais de meio milhão de euros, 672.424,75€, dos quais 637.500,00€ correspondem a apoio financeiro direto.

A Câmara Municipal de Sintra reforça assim a sua estratégia de promoção da cultura através do apoio a iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e enriquecimento cultural do concelho. 

[A publicação deste conteúdo ocorreu após a data das eleições autárquicas, apesar de se referir a uma iniciativa anterior, em cumprimento das orientações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da legislação eleitoral em vigor. Esta medida visa assegurar o respeito pelos princípios da neutralidade e imparcialidade das entidades públicas durante o período eleitoral.] 

 

 

Image
Image