Azenhas do Mar recebe exposição sobre a sua história e evolução

A Câmara Municipal de Sintra apresenta, nas Azenhas do Mar, a exposição "Memórias de Praia II", patente até 27 de outubro. Esta exposição desvenda a história desta localidade e estância balnear, da sua comunidade e o seu património cultural.

Através de fotografias, postais e plantas do património documental, preservado no Arquivo Municipal de Sintra, e que retratam as vivências, a história e desenvolvimento das Azenhas do Mar, os visitantes podem recuar no tempo e traçar a evolução e importância histórica deste lugar, numa perspetiva regional e até nacional.

A moda de ir a banhos e de fazer férias junto ao mar começou, em Portugal, no final do século XIX, por influência da família real, afastando definitivamente a ideia do uso da praia exclusivamente para fins terapêuticos.

Esta exposição temporária, ao ar livre, está dividida em dois núcleos, um deles na zona ajardinada junto à piscina e o segundo núcleo no miradouro, junto às escadas.

Nesta exposição à Câmara de Sintra pretende, de um modo informal e recorrendo a imagens e documentos de época, desvendar algumas das memórias deste lugar e recordar como no decurso dos anos se fez a evolução em todas as suas vertentes das Azenhas do Mar.