
Sintra distinguida pelo Programa Nacional de Vigilância da Bandeira Azul
O Município de Sintra foi distinguido pela sua participação no Programa Nacional da Vigilância Azul 2025, esta sexta-feira, durante uma cerimónia realizada na Atlântica – Instituto Universitário.
A distinção foi entregue a Francisco Duarte, vereador da Câmara Municipal de Sintra, pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que reconhece o município como um dos promotores desta iniciativa nas praias do concelho.
O Programa Nacional da Vigilância da Bandeira Azul é apoiado pela Fundação Vodafone Portugal, como parte do Projeto Praia Saudável, e conta com vários jovens voluntários nas praias, nomeadamente nas praias de Sintra, onde realizam fiscalizações periódicas para garantir que os critérios ambientais e de qualidade estão a ser cumpridos.
Como parte do Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul, a Coordenação Nacional assegura a presença nas praias e marinas premiadas, com o objetivo de garantir o cumprimento contínuo dos critérios estabelecidos pelo programa ao longo da época balnear. Para isso, os coordenadores regionais e/ou os jovens vigilantes, munidos de uma lista de verificação, visitam as praias galardoadas semanalmente, registando e reportando qualquer situação que requeira intervenção.
Nas praias de Adraga, Magoito, Grande, Maçãs e São Julião, distinguidas este ano com Bandeira Azul, receberam a contribuição de jovens inscritos no Programa Voluntariado Sintra Jovem, assumindo a limpeza diária do areal, fornecendo informação aos veraneantes e a dinamizando jogos lúdicos de cariz ambiental.
A limpeza das praias diária permitiu fornecer dados sobre as quantidades recolhidas, com especial foco para as beatas, mas também sensibilizar os presentes para a necessidade do uso do cinzeiro. Durante o verão de 2025, foram recolhidas cerca de 64.300 pontas de cigarro, evitando-se os impactos que estes pequenos resíduos têm na saúde pública e biodiversidade.
No final da época balnear, os jovens voluntários foram convidados a criar uma escultura com o lixo recolhido nas praias sintrenses, em exposição na Quinta da Ribafria, de forma a sensibilizar a população para os problemas do Oceano.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.
De recordar as Praias de Sintra têm vindo a ser distinguidas pela Quercus com o galardão “Qualidade de Ouro” pela excelência da qualidade das águas balneares. Já a APA – Associação Portuguesa do Ambiente e INR – Instituto Nacional para a Reabilitação atribuiu, no ano passado, a bandeira “Praia Acessível para Todos” para as praias Grande, Maçãs e S. Julião, reconhecendo as condições de acessibilidade e inclusão oferecidas a todos os veraneantes.







