Sintra certifica Gestão Sustentável da Floresta

No próximo dia 19 de março às 17h30 terá lugar, na sala da Nau do Palácio Valenças, uma sessão pública de participação livre para dar a conhecer as intervenções florestais de recuperação e conservação da natureza que irão decorrer na Serra de Sintra durante o ano de 2019.

Esta iniciativa, da Parques de Sintra Monte da Lua com a colaboração da Câmara Municipal de Sintra, visa apresentar a visão integrada da gestão ambiental destas áreas, subordinada a preocupações de viabilidade económica e benefício social, para um horizonte temporal de 20 anos, de acordo com os princípios do Forest Stewardship Council (FSC), que certifica florestas com gestão sustentável.

Com a implementação de tais procedimentos, pretende-se que o território que passa agora a integrar a área florestal sob gestão da Parques de Sintra venha a ser certificado pelo FSC, à semelhança das propriedades que esta entidade já geria.

Nas áreas florestais da Serra de Sintra colocam-se múltiplos desafios ao nível da recuperação e conservação da natureza, bem como da valorização da biodiversidade, da proteção da floresta contra agentes abióticos e bióticos e da melhoria das condições para o desenvolvimento sustentável de atividades ao ar livre.

Nesta sessão, pretende-se informar sobre as intervenções previstas, o respetivo planeamento, e assegurar que, na sua implementação, eventuais preocupações da comunidade local e demais partes interessadas possam ser salvaguardadas.

Sala da Nau do Palácio Valenças

19 de março de 2019, das 17h30 às 19h00.

Sessão de participação livre

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos