Sintra aumenta desconto para aderentes ao sistema de recolha seletiva de biorresíduos
Os SMAS de Sintra vão aumentar para dois euros por mês o desconto atribuído aos aderentes do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, inserido no tarifário dos serviços de água e resíduos para 2025.
Esta medida tem como objetivo incentivar a adesão ao sistema, assim como reconhecer o contributo dos utilizadores para a valorização de restos alimentares e a redução do seu envio para aterro.
Dois anos após o início da atribuição deste desconto, inicialmente fixado em um euro, os SMAS de Sintra reforçam o incentivo à separação de biorresíduos. Esta prática oferece benefícios ambientais significativos, permitindo a sua valorização para a produção de composto orgânico utilizado em solos agrícolas e para a geração de energia.
Desde o início de 2024, a separação de biorresíduos tornou-se obrigatória em todo o país. Este tipo de resíduo, que representa mais de 40% do total produzido, já alcançou uma implementação consolidada no município de Sintra. Atualmente, mobiliza mais de 75 mil pessoas no setor doméstico, cerca de 400 clientes no setor não doméstico e cerca de 100 entidades classificadas como grandes produtores de resíduos orgânicos. No final de 2024, os SMAS de Sintra estimam atingir a recolha de 1.500 toneladas de restos alimentares, complementadas por cerca de 14 mil toneladas de resíduos verdes, também incluídos na categoria de biorresíduos.
Alargado a todo o território do concelho de Sintra em outubro de 2022, após um projeto piloto em Rio de Mouro (no final de 2020) e várias fases de expansão, o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos assenta num regime de co-coleção, que consiste na recolha conjunta de duas ou mais frações de materiais.